Em situações de catástrofes naturais toda ajuda e doação é bem-vinda, mas nessas horas também é importante ter cuidado. Infelizmente os golpistas se aproveitam até de crises humanitárias para aplicar golpes. Com a finalidade de aparentar veracidade, vaquinhas são criadas e chaves Pix geradas com nomes similares aos dos verdadeiros donos. Veja o exemplo:
Essa imagem circula nas redes sociais como exemplo de falsificação onde um perfil simulando o oficial do Governo do Rio Grande do Sul foi criado para enganar pessoas bem intencionadas.
Antes de realizar qualquer doação em dinheiro verifique a idoneidade e procedência das entidades que estão realizando a campanha.
Vale lembrar que a ajuda não precisa ser feita apenas por Pix. No caso do Rio Grande do Sul, a doação de roupas, de agasalhos, de produtos de higiene pessoal e de limpeza, de água e até de ração para animais de estimação também é muito importante. Além disso, várias instituições estão recebendo fraldas, chupetas e alimentos prontos para consumo como biscoitos, cereais e demais alimentos que não necessitam de preparo.
Ajude, contribua e doe!
Se você optar por colaborar para campanhas com doação em dinheiro, observe os detalhes e siga algumas orientações para não cair em golpe:
• Confira se a chave Pix está correta. A consulta pode ser feita nos perfis oficiais nas redes sociais;
• Se ainda estiver na dúvida, contribua para campanhas de arrecadação ou organizações conhecidas como trabalho, escola dos filhos, igreja e demais instituições. É possível encontrar campanhas dentro da própria empresa ou entre grupos de amigos.
• Se não encontrar grupos próximos, sempre é possível recorrer a órgãos oficiais como o Corpo de Bombeiros, a Cruz Vermelha, ou a Fundação Banco do Brasil.
• Ao colocar os dados da chave Pix para envio do valor, observe os dados bancários que aparecem como o nome do beneficiário, quem irá receber o Pix. Esse momento é mais uma oportunidade para você conferir se a doação irá para a conta devida.
Não deixe de ajudar por medo ou por preocupação. Mas faça com calma, conferindo os dados do destino.
Na dúvida, procure o BB!
O BB também apoia a população do Rio Grande do Sul por meio da Fundação Banco do Brasil. As doações podem ser feitas via Pix pela chave: pix.enchentesrs@fbb.org.br.
Confira a página bb.com.br/bbapoiars e conheça todas as ações do Banco do Brasil para atender a população do Rio Grande do Sul.
Desconfiou que é golpe? Procure o BB
Para ajudar você a se proteger e evitar golpes, além do Blog BB, que tem uma editoria de segurança digital, a gente disponibiliza um site com dicas de segurança bb.com.br/seguranca. Há ainda um número para você ligar e tirar todas as suas dúvidas: 4004-0001.
No WhatsApp BB (61 4004-0001), basta digitar #segurança que o assistente virtual vai iniciar uma conversa sobre o tema com dicas, um relato sobre os golpes mais comuns e as soluções de proteção que o BB oferece.
Leia também:
Conheça os 10 sinais de um golpe digital
Pare e pense: pode ser golpe. Conheça algumas situações do dia a dia
Comentários:
Carregando Comentários...