Você já deve ter passado por isso: o telefone toca, aparece “número desconhecido” ou “possível spam”, e você já pensa “ih, golpe!”, e desliga na hora. A desconfiança é tanta que até ligação do banco a gente evita atender.
Mas, calma lá! Às vezes, pode ser sim o seu banco tentando te proteger, checando uma transação suspeita detectada pelo sistema de segurança. Nesse caso, vale a pena ouvir o que está sendo dito. Se a pessoa só quiser confirmar se uma compra foi ou não realizada por você, tranquilo. Agora, se a conversa começar a envolver pedidos de senha, dados pessoais, entrega de cartão a motoboy, instalação de aplicativos ou módulo de segurança, ou até videochamada para “orientações”, aí sim, pode ter certeza: é golpe!
O banco nunca pede seus dados ou senhas em ligações ativas. Isso porque, se é realmente o banco te ligando, ele já sabe quem você é e não precisa dessas informações para te identificar. Afinal, ele está falando com o número cadastrado como seu.
Agora, se você ligar para o banco, aí sim será necessário confirmar sua identidade, mas essa é outra história!
Em ligações reais do banco sobre transações suspeitas, só é preciso que você diga sim ou não para confirmar se foi você quem fez a movimentação. Se a resposta for sim, beleza! O banco libera tudo. Se não, ele toma as medidas de segurança sem que você precise fazer nada.
Já os golpistas fazem diferente: eles fingem ser do banco e pedem que você passe informações, digite senhas, instale apps, entregue seu cartão a um motoboy, ou até faça uma videochamada para orientar procedimentos ou até para suposta “confirmação biométrica”. Tudo para te enganar! Se pedirem qualquer uma dessas coisas, pode desligar na hora, porque é golpe!
E vai aí ainda uma dica de ouro: o número 4004-0001 do Banco Brasil é só pra você ligar pra gente, e não o contrário. Isso mesmo! Esse é um número apenas receptivo, ou seja, só serve pra quando você quer falar com o BB. Se um dia o seu celular acusar que o 4004-0001 está te ligando, já pode ter certeza: é golpe na certa! Golpista adora usar esse tipo de truque pra parecer confiável, mas agora você já está ligado e não cai nessa!
Então da próxima vez que o telefone tocar, respira fundo, ouve com atenção e ativa o modo detetive: desconfie, mas com sabedoria! E pra ficar craque nesse assunto, dá uma olhada no vídeo sobre o Golpe da Falsa Central nas redes sociais do BB. Está divertido, está didático e, o melhor, vai te ajudar a si proteger.
Compartilhe essas dicas com amigos e familiares para que todos possam se proteger também. Para mais informações e dicas de segurança, visite outras matérias aqui na editoria de Segurança Digital no blog e o site do BB. Juntos, podemos combater os golpes e garantir a segurança de todos.
Leia também:
Golpe da troca do chip do cartão: como funciona e como se proteger
A cada hora, Brasil tem 4.600 tentativas de golpes
Como os golpistas capturam dados e escolhem as vítimas
Comentários:
Carregando Comentários...