No dia a dia dos negócios, toda atenção é pouca quando o assunto é segurança digital e prevenção a golpes. Empresas, de todos os portes e segmentos, estão na mira constante de golpistas que usam cada vez mais criatividade e tecnologia para enganar. Mas a boa notícia é que, com informação e atitudes simples, você pode proteger seu negócio.

Um dos golpes mais aplicados é o do Falsa Central. Nele, criminosos exploram o medo e a urgência para enganar empresas e induzi-las a fornecer informações ou realizar transações fraudulentas.

O golpista liga para a empresa se passando por funcionário do banco, muitas vezes mascarando números oficiais, e alega que o banco identificou uma transação suspeita. Até aí, parece legítimo, afinal os bancos realmente entram em contato quando o monitoramento de segurança identifica uma situação suspeita. O problema é o que vem depois: o criminoso pede que a empresa instale aplicativos, digite senhas, atualize o módulo de segurança ou baixe programas. Nesse momento, o golpe se revela.

Com alegações alarmantes, afirmam que a conta será bloqueada e pedem que alguém do financeiro ajude a “bloquear” ou “reverter” a operação, criando pânico e fazendo a vítima acreditar que precisa agir imediatamente.

Sem tempo para refletir, muitas empresas acabam seguindo instruções impostas pelo golpista. Assim, sem perceber, acabam facilitando a ação criminosa, fornecendo dados confidenciais ou executando pagamentos que favorecem os fraudadores.

O que o Banco do Brasil faz e o que não faz

Sim, o Banco do Brasil pode ligar para confirmar se uma transação é legítima ou não. Mas é apenas isso: a confirmação.

Se for você ou alguém da sua equipe que fez a transação, basta confirmar. Se não reconhecer, informe que é fraude. O banco tomará as providências necessárias.

Nunca será pedido que você:

  • Instale qualquer aplicativo ou programa
  • Compartilhe senhas, tokens ou códigos
  • Atualize o módulo de segurança
  • Libere acesso remoto ao computador ou celular

Se qualquer dessas solicitações for feita, é golpe. Desligue imediatamente e avise seu gerente BB.

Dicas para proteger sua empresa

Oriente sua equipe financeira e de TI sobre o golpe. Informação é a primeira barreira contra fraudes e golpes.

Desconfie de ligações com tom urgente ou ameaçador, golpistas pressionam você a agir rápido para que você não tenha muito tempo para analisar e refletir.

Nunca confie em números que aparecem no visor, pois golpistas costumam mascarar números de contato oficiais.

Em caso de dúvida, busque orientações pelos canais oficiais do BB, como: Central de Atendimento, App BB, Gerenciador Financeiro ou contato direto com o gerente.

Fique atento! Fique seguro!

Sabemos que o dia a dia das empresas é corrido e cheio de decisões importantes, mas quando o assunto é segurança, parar alguns minutos para ouvir, analisar e verificar, pode evitar grandes prejuízos.

Se receber uma ligação do banco, ouça com atenção e lembre-se: o Banco do Brasil só precisa saber se a transação é sua ou não. E nada além disso.

Em caso de qualquer suspeita, entre em contato pelos canais oficiais ou fale diretamente com sua agência.

Proteção e prevenção são um trabalho em equipe! Compartilhe essas dicas com toda a equipe para fortalecer a segurança da empresa e evitar golpes. Para mais informações e orientações, explore outras matérias na editoria de Segurança Digital no blog e no site do BB. Juntos, podemos fortalecer a defesa contra fraudes e garantir um ambiente mais seguro para todos!

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