Conteúdo atualizado em 06 de junho de 2023. 

Quem é empreendedor sabe que o controle das finanças é um dos pontos mais importantes para o sucesso de qualquer negócio. Acompanhar o fluxo de receitas, checar gastos com os fornecedores, verificar as despesas com o pessoal e tudo que envolva o balanço financeiro da empresa são tarefas cotidianas de uma administração eficiente.

Para garantir o melhor equilíbrio nas finanças, é muito comum que os empreendedores mantenham um relacionamento bancário com mais de uma instituição financeira. Mas como gerenciar contas com diferentes datas de pagamento, prazos, financiamentos e lançamentos? Registrar tudo em papel? Ou criar uma planilha? Essas opções estão ficando para trás com a chegada dos agregadores financeiros.

Esses agregadores funcionam estruturados em APIs. Em outras palavras, são aplicativos que têm a capacidade de organizar os seus dados financeiros em um lugar só, apresentando uma interface amigável e com a possibilidade de uso em um ou mais dispositivos, como no seu celular ou tablet.

.

As vantagens dos agregadores financeiros

A primeira grande vantagem é a facilidade em acessar as informações financeiras da empresa. Disponível para a maior parte dos computadores e dispositivos móveis, você pode ter todos os dados de balanço financeiro de um empreendimento na palma da mão, a qualquer momento.

Além disso, pode ter acesso a todas as contas da sua empresa no mesmo lugar, o que proporciona uma visão integrada da saúde financeira do seu negócio. Assim, não importará se a sua conta está no BB ou em qualquer outra instituição financeira, o agregador financeiro ajudará no gerenciamento de todas as contas que quiser, tudo em um lugar só.

O agregador se torna especialmente atraente, pois traz uma visão global do fluxo de caixa da empresa, facilitando o “batimento” das entradas e saídas em todas a contas, independentemente da instituição financeira. Agilizando as conferências e deixando mais tempo para a condução do negócio.

Essa gestão multicontas é uma das novidades que o Open Banking (ou Open Finance) trouxe. Até então, empresas que tinham essa situação de várias contas até podiam ter uma visão concentrada em algum lugar, mas precisariam contratar soluções empresariais caras e com múltiplas conexões entre as instituições. Após a revolução do mundo Open, as instituições padronizaram as APIs, o que permitiu a criação de aplicativos mais simples para a gestão integrada.

Pioneirismo

De um modo geral, essa padronização das APIs é uma das chaves para o sucesso do Open Banking. É graças a ela que pode haver uma melhor comunicação entre os sistemas de cada banco e, a partir daí, soluções inovadoras. 

Foi pensando nisso que o BB se tornou o primeiro banco a estruturar uma operação de Open Banking no Brasil: o Portal do Desenvolvedor (developers.bb.com.br), que foca justamente as soluções de integração (APIs negociais) para facilitar a gestão das empresas.  

Você tem um negócio e quer saber como o Open Finance  pode ajudar? Deixe a sua dúvida nos comentários!

Leia também 

Entenda se é a hora de abrir uma conta PJ 

Como empreender? Dicas para começar um negócio 

Conciliação bancária: essencial para sua empresa 

O Brasil é empreendedor 

Comentários:

Seu e-mail não vai aparecer no comentário.

Carregando Comentários...