A gamificação é reconhecida como uma estratégia importante de marketing para o engajamento de clientes.

Isso explica sua utilização pelo mercado há décadas e sua intensificação na atual era da transformação digital.

Seus efeitos positivos podem ser bem representados pelos indicadores financeiros do próprio setor de games, que impressionam pelo crescimento ano após ano e pelo patamar já atingido em todo o mundo.

Aproveitando essa tendência, o BB já apresenta ao mercado suas soluções em gamificação e estimula seus colaboradores a apresentarem propostas neste sentido.

Uma ferramenta poderosa

A gamificação cria um ambiente em que o indivíduo quer investir sua atenção, esforço de aprendizagem, tempo e energia, através de uma mecânica com regras, competição, exploração de cenários, cooperação e narrativa, que estimula o “pensamento de converter uma tarefa enfadonha ou monótona em uma atividade motivadora”, afirma Raul Inácio Busarello, doutor em engenharia, gestão do conhecimento e autor de diversas publicações sobre gamificação.

Para Philip Kotler, autoridade mundial em marketing, a gamificação é uma ferramenta poderosa para o engajamento de clientes.

Esse método é um meio pelo qual as organizações podem explorar o desejo humano de alcance de metas desafiadoras e obtenção de recompensas, gerando interações contínuas e maiores afinidades, além de permitir a coleta de dados dos clientes, para análise de big data, customização e personalização de atendimento e fornecimento de produtos e serviços, dentre outros ganhos.

Gamificação para engajar clientes, ilustração. Banco do Brasil

Yu-Kai Chou, autor, palestrante e professor em organizações como Google e Tesla, em entrevista a Nina Angelovska, da Revista Forbes, afirmou que o mercado financeiro é um dos alvos de maior impacto da gamificação.

Um bom exemplo disso é o game “Quem investe melhor?”, online e gratuito. Criado pelo buscador de investimentos Yubb, os players podem competir montando uma carteira de investimento virtual através da escolha de ações, com premiações para os melhores desempenhos.

Outro destaque são os simuladores de investimento em ações Simulabolsa, Folhainvest, Uol Invest e Advfn.

De modo geral, eles possuem as funcionalidades comuns às de qualquer home broker, muito próximas da realidade, da dinâmica de análise gráfica do desempenho dos títulos e valores mobiliários, ordens de compra e venda de ações no mercado secundário, custos operacionais e ganhos e perdas de capital.

Popularidade dos simuladores

A popularidade dos simuladores continua em crescimento.

O Simulador de Investimentos do BB, lançado em 2017, já conta com mais de 8 milhões de simulações.

A ferramenta Investir com um Objetivo, lançada em 2019 e ganhadora do prêmio eFinance daquele ano, simula uma carteira de investimentos para cada sonho dos clientes e já chegou a mais de 4 milhões de simulações.

Como exemplo dos resultados financeiros decorrentes da gamificação, vale ressaltar os do próprio setor de games.

Marcelo Victor Teixeira, mestre em comunicação e práticas de consumo, afirma que, em 2010, o setor de jogos digitais sociais tinha faturamento na ordem de R$ 20 bi.

Dados mais atuais apontados pela Revista IstoÉ Dinheiro mostram que o faturamento de 2018 do setor de games só no Brasil atingiu US$ 1,5 bilhão, mantendo a posição de líder latino-americano e 13º na classificação global.

Além disso, 15 segmentos do setor em 53 países indicam que a perspectiva de receita global deve chegar a US$ 2,4 trilhões em 2022.

O BB também apresenta aos seus clientes iniciativas ligadas ao mundo dos games.

Como exemplo, o Banco participou, pelo segundo ano consecutivo, da BGS (Brasil Game Show), maior feira do setor na América Latina.

Além de ativações da marca, o estande promoveu o Game JAM, uma maratona de desenvolvimento de jogos eletrônicos, e um espaço para simulação de produtos BB, como consórcio, crediário e seguro.

Os visitantes também puderam participar do desafio Você x Pro, no qual jogadores profissionais de eSports desafiavam os visitantes para uma partida de CS:GO.

Dessa forma, as empresas em geral têm nessa ferramenta um importante aliado de marketing, por meio da oferta de entretenimento com potencial em educação financeira, por exemplo, como valor agregado ao portfólio de produtos e serviços oferecidos, além de premiações e recompensas em eventos do ramo.

E é só o começo, considerando a perspectiva escalável no mercado crescente de games, atrelado ao financeiro e de capitais.

Wiley Lins atua como gerente de relacionamento PF no escritório Exclusivo Pantanal, em Campo Grande (MS). É formado em Direito, com pós-graduação em Direito do Trabalho e Previdenciário.

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