Vai dizer que você nunca se perguntou:  e se eu fizesse diferente? Se mudasse os rumos profissionais, o que aconteceria? Para alguns, o questionamento se dissolverá com o tempo. Para outros, se tornará uma motivação, um propósito de vida. E aí, é hora de empreender!

Peter Drucker, nascido em 1909 e considerado o pai da administração moderna, dizia que “quando você vê um negócio bem-sucedido é porque alguém, algum dia, tomou uma decisão corajosa”. 

Mas, nem sempre a mudança de carreira está ligada ao privilégio de se correr atrás de um sonho.

Muitas vezes, ela é imposta, chega com uma crise, com um momento desafiador e, consequentemente, cheio de incertezas.

De repente, somos obrigados a nos reinventar. Isso nem sempre é fácil, mas pode trazer resultados surpreendentes.

Em qualquer situação, duas palavras são fundamentais para quem decide começar a empreender: planejamento e orientação.

Segundo levantamento do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgado em outubro de 2020, apenas uma a cada quatro empresas segue firme após dez anos de abertura.

Isso mesmo, 75% das empresas não passam dos dez anos de existência. E a taxa de mortalidade é ainda maior entre as micro e pequenas empresas. 

Agora, o que fazer para não engrossar o caldo dessa estatística? 

O primeiro passo, sempre que possível, é planejar.

Ainda segundo Peter Drucker, “o planejamento de longo prazo não diz respeito a decisões futuras, mas às implicações futuras das decisões presentes”.

Isso quer dizer que, quem se planeja de forma eficiente, corre menos risco de enfrentar problemas lá na frente, decorrentes de escolhas ruins.

“O planejamento de longo prazo não diz respeito a decisões futuras, mas às implicações futuras das decisões presentes.”

Peter Drucker

Um bom planejamento passa por várias etapas.

Entre as mais importantes, está o mapeamento do mercado no qual se deseja atuar. Ou seja, é fundamental entender como funciona a engrenagem para a comercialização do produto e empreender com sucesso.

Isso vai dos hábitos de consumo do potencial cliente às formas de entrega dos fornecedores, passando pelo investimento e capital de giro necessários.

E não pense você que o mapeamento de mercado é algo que deva ser feito apenas por empresas grandes.

Ao contrário, entender o ambiente do negócio em que se deseja atuar é algo que vale para todos os portes e segmentos – da tecnologia à venda de doces caseiros, sem exceção!

Dessa forma, se você está nos estágios iniciais para a abertura de um negócio, a palavra de ordem é: estude! Estude o mercado, os concorrentes, os desafios e oportunidades.

Segundo o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), empresários que dedicam mais de 6 meses ao planejamento prévio têm mais chances de empreender com sucesso.

Sabemos que nem sempre há tempo hábil para planejar com profundidade.

Muitas vezes, o pneu precisa ser trocado com o carro em movimento. Nesses casos, outro conceito importante entra em cena: orientação.

Buscar a ajuda de especialistas pode contribuir bastante para diminuir riscos.

Sem medo de virar a chave e empreender!

Ainda existe muita desinformação no Brasil sobre empreendedorismo.

É comum ouvirmos as pessoas falarem das dificuldades de abrir ou fechar uma empresa, além de diversos boatos que são espalhados por aí…

Isso faz com que muitos tenham medo de virar a famosa chave e passar de pessoa física para pessoa jurídica, ou seja, de trocar o CPF pelo CNPJ.

Mas, calma, obter apoio pode ser mais fácil do que se imagina. 

Há diversas formas de conseguir assessoria estratégica, financeira, contábil e legal para quem está entrando no universo do empreendedorismo. E uma das fontes mais confiáveis de apoio é o Sebrae.

Por definição, o trabalho do Sebrae é fazer os empreendedores irem cada vez mais longe, disseminando a cultura empreendedora, estimulando a competitividade e a sustentabilidade das empresas e ajudando a criar ambientes favoráveis para o desenvolvimento dos pequenos negócios.

Na prática, é uma instituição que oferece cursos e consultorias gratuitas para quem busca orientações estratégicas para a abertura de um negócio.

Agendar uma consulta é muito fácil, basta se cadastrar pela Internet, escolher o melhor horário e pronto, um profissional qualificado estará à disposição para ajudar no que for possível.

Também vale a pena ficar de olho no site, que oferece dicas, estudos e muita informação para microempresários.

Outro ponto de apoio fundamental é obter orientações qualificadas do seu banco. Ter um parceiro financeiro confiável e forte é um passo essencial para o sucesso da nova empresa.

Melhor banco para empresas, foto. Banco do Brasil

E se o Sebrae e o Banco trabalhassem juntos? 

É exatamente isso que os clientes do Banco do Brasil têm!

As duas instituições se uniram para oferecer assessoria na sustentabilidade financeira do negócio, acreditando que utilizar bem as soluções bancárias disponíveis é um grande diferencial em qualidade e competitividade.

A parceria é uma oportunidade para clientes pessoa jurídica com faturamento bruto anual de até 4,8 milhões de reais.

De um lado, o Sebrae oferece cursos e treinamentos de capacitação para Microempresas (ME), Empresas de Pequeno Porte (EPP) e Microempreendedor Individual (MEI).

Do outro, o Banco do Brasil traz inúmeros benefícios, como orientações para educação financeira, microcrédito, assessoria para comércio exterior, entre muitos outros. 

Além disso, temos muito orgulho de estar sempre perto dos microempreendedores individuais, ajudando diariamente no gerenciamento de seus negócios.

E cá pra nós, ter segurança financeira na hora de uma mudança profissional é uma boa parte do caminho andado! Os serviços rotineiramente prestados vão da abertura da conta fácil a linhas de crédito, cartões e maquininhas. 

Siga em frente, que a gente vai com você!

Qualquer que seja a situação que motivou a mudança profissional, seja ela uma oportunidade, um sonho ou uma necessidade, não desista.

O famoso empresário fundador da Apple, Steve Jobs, disse: “eu estou convencido de que metade do que separa os empreendedores bem-sucedidos dos não sucedidos é pura perseverança”.

Então, faça um bom planejamento, busque orientação qualificada e siga em frente. A gente vai com você 😉.

Vale conferir: Cursos do Sebrae

Comentários:

Seu e-mail não vai aparecer no comentário.

Carregando Comentários...