O empreendedorismo feminino é um movimento transformador no mercado de trabalho e envolve negócios criados e liderados por mulheres. A cada ano esse movimento se fortalece possibilitando que mulheres ultrapassarem barreiras profissionais, econômicas e sociais.
Segundo estudo do Sebrae, com base nos dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNADC) do IBGE, o Brasil alcançou uma marca histórica de mulheres à frente dos negócios em 2022. O mesmo estudo mostra que as mulheres conseguiram se recuperar das perdas ocasionadas no período da pandemia. A tendência é de crescimento e cada vez mais projetos e parcerias são desenvolvidos para apoiar o empreendedorismo feminino.
O BB acredita no potencial dos negócios liderados por mulheres e oferece ferramentas para apoiar o empreendedorismo como a plataforma Liga PJ que favorecem o crescimento dos seus empreendimentos. Mesmo diante de tantos desafios, o Banco do Brasil acredita na força da mulher empreendedora, incentiva e promove ações para que mais mulheres cheguem ao topo.
Força e poder do feminino
Mais do que nunca, as mulheres estão quebrando barreiras, desafiando estereótipos e liderando com sucesso seus próprios negócios. Essa ascensão reflete a determinação feminina e destaca algumas características que as mulheres agregam ao mundo do empreendedorismo.
Empatia
É comum a muitas mulheres a habilidade de se conectar emocionalmente com os outros e de se comunicar de forma clara e eficaz. No mundo dos negócios, essas habilidades são essenciais na construção de relacionamentos duradouros com clientes, colaboradores e fornecedores.
Organização
Diante dos afazeres pessoais e profissionais, mulheres tendem a ser gestoras do tempo e do espaço. Essa característica reflete no ambiente de trabalho, no cuidado com os funcionários e com os compromissos diários da empresa favorecendo o sucesso empresarial.
Resiliência e Determinação
Diante dos desafios e obstáculos, as mulheres frequentemente demonstram flexibilidade para administrar as situações. Muitas vezes a adversidade é percebida como oportunidade de crescimento e aprendizagem. Mesmo diante das dificuldades, persistem para alcançar seus objetivos. A resiliência e a determinação, seja para homens ou para mulheres, são pilares da longevidade de um empreendimento.
Criatividade e Inovação
A perspectiva trazida pelas mulheres na condução dos negócios na maioria das vezes é fruto do processo criativo. Sua capacidade de pensar de forma ampla e considerar diferentes pontos de vista muitas vezes resulta em soluções inovadoras para os desafios de negócios.
Colaboração e Liderança
No mundo cada vez mais interconectado, a colaboração é fundamental. As mulheres muitas vezes se destacam como líderes empáticas, capazes de ouvir, inspirar e motivar suas equipes a alcançarem seu melhor desempenho. Elas valorizam a diversidade de ideias e experiências, criando um universo de trabalho mais inclusivo e, consequentemente, mais produtivo.
Dia Internacional das Mulheres
Março é um mês marcado por celebrações referente ao Dia Internacional das Mulheres. Essa data instituída pela ONU no ano de 1975, presta uma homenagem à luta das mulheres pelos direitos de igualdade no trabalho e celebra as conquistas alcançadas.
Apoiar o empreendedorismo feminino é também uma forma de celebrar as conquistas das mulheres. À medida que negócios liderados por mulheres ganham destaque, a sociedade se desenvolve, abre a possibilidade do crescimento da economia com geração de emprego e renda e, favorece, inclusive, a transformação nas relações sociais.
O empreendedorismo alcançado por mulheres não diz respeito apenas a uma mulher ser dona da própria empresa, mas também dela ser líder de si mesma, de ter o poder de fazer suas próprias escolhas e a possibilidade de alcançar a autonomia financeira.
O Banco do Brasil reconhece e parabeniza todas as empreendedoras pelo dia 8 de março, Dia Internacional da Mulher. As mulheres têm desempenhado um papel fundamental ao transformar ideias em negócios, ao quebrar barreiras e ao construir o futuro.
Reconhecer o papel vital que as mulheres desempenham no mundo dos negócios, enfrentando desafios com coragem e superando obstáculos com resiliência é fundamental. As mulheres não apenas alcançam o sucesso, mas também abrem caminho para outras mulheres, criando um ambiente mais inclusivo e diversificado. As habilidades femininas, visão e foco são verdadeiramente inspiradoras. Lembrando que o Banco do Brasil estará sempre ao lado das empreendedoras e dando todo o apoio para que elas se mantenham no topo.
Luciana Barbosa – Gerente Executiva MPE, do BB
Leia também:
Elas estão on: as mulheres já são maioria no mundo gamer e vieram para ficar
Conheça o potencial do afroempreendedorismo
Comentários:
Carregando Comentários...