Não importa o tamanho de uma empresa, ela sempre vai se preocupar em atender bem e fidelizar seu cliente. Seja uma padaria, seja uma grande rede varejista, é importante proporcionar ao cliente não apenas um produto ou serviço de qualidade, mas também a experiência em todas as etapas de atendimento.
O crescimento do e-commerce nas últimas décadas fez com que as empresas migrassem essa preocupação também para o ambiente digital. Quem quiser manter seus clientes precisa tornar a jornada do consumidor mais prática e simplificada.
É nesse contexto que empresas de todos os segmentos estão buscando, cada vez mais, integrar seus sites, suas redes sociais e seus aplicativos, visando facilitar o processo de compra de qualquer produto ou serviço. E, para isso, as corporações estão investindo em soluções voltadas à integração das jornadas de serviços financeiros no mesmo ambiente de vendas.
Essas soluções de pagamento integradas são chamadas de Embedded Finance, que em tradução literal, significa Finanças Embutidas, e fazem parte do arcabouço de inovações propostas pelo conceito de Banking as a Service.
O que é Embedded Finance?
O Embedded Finance busca promover a integração de serviços financeiros em aplicativos, plataformas ou produtos de empresas que não são do setor financeiro. Nesse modelo, essas instituições incorporam possibilidades de pagamentos, empréstimos, cartões e outros itens aos seus produtos ou serviços já existentes.
Dessa forma, o Embedded Finance proporciona uma experiência mais conveniente aos usuários sem a necessidade de efetivar transações financeiras fora daquele ambiente.
Um estudo da consultoria Delloite estima que a oferta de serviços financeiros Embedded Finance pode ser ampliada no Brasil e gerar receitas de até R$ 24 bilhões até 2026. Segundo a Forbes, o valor de mercado estimado dessas tecnologias no mesmo período será da ordem de US$ 138 bilhões.
Uma análise feita pela consultoria McKinsey aponta que esses serviços integrados atingiram US$ 20 bilhões em receitas em 2021, apenas nos Estados Unidos. Em resumo, o Embedded Finance já tem impacto relevante no mercado financeiro – e os próximos anos serão muito promissores e mostrarão o tamanho do potencial desse mercado.
Além dos ganhos financeiros, as empresas que estão optando por essa integração se beneficiam do fortalecimento de suas marcas ao gerar experiências otimizadas aos seus clientes e, consequentemente, aumentam as chances de fidelizar sua base de consumidores.
É bem provável que você já tenha usado uma dessas soluções no seu dia a dia. Lojas de roupa, apps de delivery, marketplaces e vários outros lugares em que se pode realizar o pagamento diretamente na plataforma da empresa estão usando uma aplicação financeira embutida.
Qual a diferença entre BaaS e Embedded Finance?
As possibilidades de serviços financeiros integrados não é um assunto novo. As soluções de Banking as a Service são voltadas também para as empresas que não atuam diretamente nesse setor. Então qual é a diferença entre o Banking as a Service e o Embedded Finance?
A principal diferença entre Banking as a Service (BaaS) e Embedded Finance está na maneira como os serviços financeiros são entregues aos seus clientes. O BaaS está focado na prestação de serviços financeiros disponibilizados por instituições financeiras para organizações não financeiras. Já o Embedded Finance está relacionado à incorporação de serviços financeiros diretamente em outras plataformas. Em vez de encaminhar os usuários a um provedor externo de serviços financeiros, as empresas incorporam recursos financeiros em sua própria plataforma.
Em resumo, o Embedded Finance visa melhorar a experiência do cliente, oferecendo conveniência e acesso a serviços financeiros, de maneira integrada, em outras soluções digitais.
Futuro e integração
Essa integração entre produtos e serviços tem sido apontada por especialistas como o futuro do sistema bancário. As tecnologias estão em desenvolvimento e aos poucos começam a estar presentes em nossos apps favoritos.
Esse movimento acompanha a tendência de soluções que integram vários serviços em um único lugar, como os Super-Apps.
Novas tecnologias e soluções são importantes para aprimorar todos os produtos e serviços do sistema financeiro. Por isso, o BB está sempre ligado nas novidades e desenvolvendo alternativas para este mundo cada vez mais integrado.
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