Informação é a ferramenta mais importante para usufruir dos benefícios oferecidos pelas instituições bancárias sem perder o controle das suas finanças. Por isso os cursos de educação financeira são tão importantes.  

De acordo com a S&P Global Financial Literacy Survey, a mais abrangente pesquisa global sobre educação financeira, o Brasil ocupa a 67ª posição entre os 143 países do ranking global sobre o assunto. A título de comparação, somente 35% das pessoas entrevistadas acertaram as respostas das questões relacionadas a pelo menos três dos quatro conceitos analisados. Nos países desenvolvidos, o índice é de 55%. 

A fim de aperfeiçoar os seus conhecimentos, reunimos neste artigo alguns cursos gratuitos e totalmente online que podem ser muito úteis para você. Os temas incluem organização do orçamento, como entrar no mercado financeiro, dicas de como usar o crédito com consciência, poupar, escolher investimentos, calcular juros e muito mais. Confira.  

– Gestão de Finanças Pessoais (BC e Esaf) 

O curso Gestão de Finanças Pessoais foi desenvolvido pelo Banco Central do Brasil em parceria com a Escola de Administração Fazendária (Esaf). O foco é a necessidade de apresentar conceitos básicos de gestão de finanças pessoais e estimular a reflexão sobre temas cotidianos de forma lúdica. Por meio de vídeos animados, o curso conta a divertida história da família de Tarcísio e dos seus amigos, que buscam utilizar o dinheiro de modo consciente e otimizar os seus gastos. Adquira mais conhecimentos para gerir as suas finanças! 

– Como Gastar Conscientemente (FGV) 

O curso Como Gastar Conscientemente, oferecido pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), apresenta orientações sobre como consumir de maneira informada e realizar os objetivos de vida. Ao terminá-lo, você saberá responder: por que devo administrar o meu dinheiro? Eu preciso disso ou quero isso? Devo comprar à vista ou à crédito? O consumo me faz feliz? 

– Fundamentos de Economia e Finanças (Anbima) 

Com o curso Fundamentos de Economia e Finanças da Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais (Anbima), você dominará os principais conceitos de economia e finanças e saberá aplicá-los ao seu dia a dia. Durante os estudos, serão apresentados temas como cálculos financeiros, interpretação de gráficos e resolução de problemas utilizando técnicas de matemática financeira. No fim, terá a capacidade de interpretar as informações e explicar o seu significado. 

– Trilha Financeira (Serasa) 

Trilha Financeira foi criada para melhorar a sua relação com as finanças. É um curso estruturado em módulos com assuntos diferentes, mas conectados às finanças, e apresentado por especialistas e influencers que sabem tudo do assunto. Você aprenderá a organizar as suas contas, os pagamentos e as prioridades no conforto da sua casa!  

– Como fazer investimentos (FGV) 

Saber investir e se planejar financeiramente é fundamental ao realizar sonhos e concretizar projetos. O curso Como Fazer Investimentos apresenta e discute conceitos e métodos que irão ajudá-lo a aplicar o seu dinheiro com inteligência e consciência dos riscos. Você aprenderá conhecimentos essenciais para definir e realizar investimentos, e quais são as características das diversas aplicações, especialmente as relacionadas aos fundos de investimento. A fim de ampliar ainda mais o seu aprendizado, o curso Como fazer investimentos 2 poderá ser realizado em seguida.  

– Mercado Financeiro de A a Z (ANBIMA) 

Este curso ensina como o nosso sistema financeiro nacional está estruturado, as principais políticas econômicas, as características dos mercados financeiros e quais são os riscos aplicados a ele. Ao completar o Mercado Financeiro de A a Z, você terá uma base de conhecimento para começar a aprofundar os seus estudos em outros aspectos do setor. 

– Como funciona uma Bolsa de Valores (B3) 

A B3 (bolsa de valores brasileira) possui um Hub de Educação Financeira que oferece uma série de cursos, vídeos e artigos gratuitos sobre finanças pessoais e investimentos. No curso Como funciona uma Bolsa de Valores, você terá acesso a vídeos curtos e bem curtos (entre um e cinco minutos) que ensinarão os primeiros passos para começar a investir na bolsa e operar ações. O Hub também conta com vídeos especiais cedidos pelo Banco do Brasil a fim de incentivar o desenvolvimento da educação financeira no país. Para acessar o material, basta clicar aqui.  

BÔNUS 

– Meu Bolso em Dia (Febraban) 

A plataforma Meu Bolso em Dia é uma iniciativa da Federação Brasileira de Bancos (Febraban) que contribui para a educação dos brasileiros. O portal contém dicas de finanças pessoais, cursos, conteúdos valiosos para empreendedores e planilhas de controle financeiro voltadas a diversas situações que o auxiliarão a cuidar melhor do seu dinheiro, ter as contas no azul e realizar os seus sonhos.  
 
– E-book Bancos: Simples Assim (Banco do Brasil) 

Todos os dias você usa dinheiro, seja para comprar alimentos e roupas, seja para pagar as contas de luz, água e telefone. Uma parcela significativa passa pelos bancos, mas você já se perguntou por que eles existem? Já parou para pensar sobre quanto os bancos fazem parte das nossas vidas? O e-book Bancos: Simples Assim fala disso e muito mais. Confira!  

– Ebook Saúde Financeira Não Tem Preço (Banco do Brasil) 

O e-book Saúde Financeira Não Tem Preço é um convite do Banco do Brasil para descobrir algumas formas de se organizar, conhecer os seus ganhos e gastos, identificar as suas prioridades e ter uma relação responsável e inteligente com as finanças. Após a leitura, você verá que é possível atender às necessidades básicas sem deixar os seus sonhos de lado. Aproveite!  

InvesTalk (Banco do Brasil)

InvesTalk é a playlist sobre investimentos do BB. É possível acompanhar conteúdos especiais para ficar sempre informado sobre esse tema. Por isso, recomendamos: o vídeo Que tipo de investidor você é? o qual vai ajudar você a conhecer o seu perfil e, assim, começar a investir com segurança; a série Dicionário Deseconomês a qual mostra que o mundo dos investimentos não precisa ser difícil e chato; o projeto Criativas, integrante do InvesTalk feito por mulheres investidoras destinados às  mulheres investidoras; o vídeo Como faz? Tesouro Direto que explica como investir em uma das opções mais acessíveis e fáceis de contratar; e, por último, o conteúdo Verdade sobre a portabilidade de Previdência Privada o qual vai esclarecer as suas dúvidas sobre esse assunto

Comentários:

Seu e-mail não vai aparecer no comentário.

Carregando Comentários...