Conteúdo atualizado em 07 de julho de 2023.
O Pix chegou como uma opção ágil para transferência de dinheiro e pagamentos. Isso você já deve estar até cansado de ouvir. Hoje, com qualquer procura rápida na internet, é possível encontrar dezenas de guias, explicações e tutoriais sobre esse meio de pagamento criado pelo Banco Central (BC) e que, após pouco mais de dois anos de seu lançamento, já é o mais utilizado pelos brasileiros.
O sucesso do Pix é destaque no levantamento da Federação Brasileira de Bancos (Febraban): de acordo com o estudo, desde que essa modalidade começou a funcionar, em 16 de novembro de 2020, até o dia 30 de setembro de 2022, foram realizadas 26 bilhões de transações, totalizando um valor de R$ 12,9 trilhões.
Você sabe tudo o que você ganha ao usar o Pix?
Quem ganha muito com o novo sistema são profissionais autônomos e pequenos estabelecimentos comerciais, em especial aqueles que fazem negócios em fins de semana. Eles passam a contar com um novo meio de pagamento e ficam mais seguros, pois poderão reduzir em muito os recebimentos feitos com dinheiro em espécie.
Também é simples perceber como você e todos os outros consumidores ganham uma experiência nova e com muitas vantagens ao usar o Pix. Hoje, por exemplo, pagar um motorista de aplicativo ficou mais simples. Antes, para adicionar saldo no app era preciso fazer uma transferência comum da sua conta no banco ou vincular um cartão de crédito. Agora, basta fazer um Pix e o crédito entra na hora.
E, se for o caso de taxista fora de aplicativo, basta fazer um Pix utilizando a chave do motorista. Confere os dados, tudo ok, confirma. Pagamento feito, um abraço, até a próxima corrida!
Bom na conta, bom na compra
Cena: Pizza com os amigos. Na hora de pagar a conta: soma, divide, espera a maquininha, cartão pra cá, cartão pra lá… Quem nunca? Agora, com o Pix, a divisão da conta ficou mais fácil do que escolher os sabores da pizza. Um grupo grande agora paga tão rápido quanto um pequeno e ainda facilita a vida do garçom.
O Pix existe por algumas boas razões, mas, no dia a dia, o objetivo é o de ser um facilitador. Encontros, baladas, compras compartilhadas, a ideia é que tudo fique mais ágil e simples. O novo sistema de pagamentos, inclusive, deve fazer com que as compras no comércio eletrônico fiquem mais rápidas.
Com o pagamento instantâneo, o processo de entregas também ganhará mais velocidade. Não será necessário esperar confirmação de pagamento para o envio do produto. Agora, será apenas “seu pedido foi confirmado” e “acompanhe o envio”.
Leia meu QR Code
Com o Pix, pequenos e médios empreendedores podem receber pagamentos na hora, com menor custo por transação. O pneu do carro furou? Vai na borracharia, solicita o reparo no pneu e aponta a câmera do seu celular para o QR Code do borracheiro. O código de barras vai levar o pagamento direto para a conta do prestador. Pix assim.
Esse prestador de serviço ou pequeno empreendedor vai receber o dinheiro na conta em poucos segundos, sem precisar esperar, dependendo da forma de pagamento escolhida, até alguns dias pelo crédito.
Mais dinheiro na conta na hora significa aumento no capital de giro. Com isso, dá para repor estoques com mais velocidade, pagar pessoal ou as contas do seu negócio, de forma muito mais rápida e sem burocracias. Olha aí uma boa chance de equilibrar as entradas e saídas de dinheiro, diminuindo a necessidade de se recorrer a linhas de empréstimos específicas para isso.
E Pix parcelado, como funciona?
Sim, é possível parcelar Pix! O Pix parcelado funciona assim: quem vende recebe o valor integral, mas quem paga pode parcelar a quantia.
Para usar o BB Parcela Pix basta ser cliente BB, com limite de crédito disponível suficiente para cobrir o valor da transação a ser enviada. Ele é uma alternativa de empréstimo pessoal com as melhores condições disponíveis. É só escolher a quantidade de parcelas que melhor se encaixar na sua organização financeira e confirmar a contratação do crédito e do Pix na mesma transação no celular.
Celular na mão, carteira no bolso
Os pagamentos que você precisa fazer no dia a dia vão ficar cada vez mais concentrados no seu celular. Além do Pix, temos ainda as wallets ou carteiras digitais e seu sistema de pagamento por aproximação e muito mais que você pode conferir aqui.
Ah, e aproveita que o Pix tá on no BB para cadastrar as suas chaves por aqui e aproveitar a isenção de tarifas em transferências e pagamentos. Prático para pagar e para receber em poucos segundos, sem enrolação.
O Pix não apenas pode, como é sim um grande facilitador do seu dia a dia. Funciona na hora em qualquer dia ou horário, incluindo fins de semana e feriados. Sua utilização pode ir da vaquinha para o presente coletivo até o pagamento da sua manicure favorita.
Só é bom lembrar que tem coisa que não pode, tipo um pessoal aí da paquera…
Cuidado com golpes envolvendo Pix
Infelizmente, criminosos virtuais encontraram no Pix mais um meio para atingir as pessoas. Já que a tecnologia é coberta por várias camadas de proteção, com autenticação e criptografia, golpes envolvendo essa forma de pagamento usam técnicas de engenharia social: quando a vítima informa dados pessoais e financeiros sem saber que está sendo enganada.
O Blog BB já falou sobre isso em um conteúdo totalmente voltado a golpes de Pix. Vale dar uma conferida!
Leia também:
Golpes do Pix: saiba como se proteger
Como conseguir empréstimo: 8 dicas para colocar em prática
Gastos de início de ano: tudo o que você precisa saber sobre IPVA e IPTU
A família Dias chegou para ajudar você a cuidar do seu bolso
Vale a pena ter cartão que renda pontos?
Comentários:
Carregando Comentários...