O fim de ano está chegando, e as dicas para quem quer aproveitar as melhores ofertas desta época já estão na ponta da língua dos consumidores.
Mas o que dizer para quem está do outro lado do balcão? Empreendedores e empresários têm a oportunidade de desenvolver ações de olho na maratona que envolve Black Friday, Natal, Ano-Novo e até as férias escolares.
A projeção de volume de negócios é bem positiva: de acordo com uma pesquisa do Instituto Locomotiva e da QuestionPro, 89% dos brasileiros pretendem realizar compras durante a Black Friday deste ano. Em relação às festividades de fim de ano, o Instituto para Desenvolvimento do Varejo (IAV-IDV) projeta um crescimento nominal nas vendas do comércio varejista de 7% em dezembro, em comparação a 2023.
E para aproveitar ao máximo essas datas, existem sete aspectos que você, e o seu negócio, pode levar em consideração. Confira:
1. Vendas online estão com tudo
Um estudo da Google aponta que o comércio online está em expansão desde 2021, com uma projeção de crescimento da ordem de 42% até 2025. Ter presença online, ainda que o seu empreendimento esteja montado em um espaço físico, é importante nesse contexto.
As pessoas vão pesquisar negócios próximos dos locais onde moram ou trabalham, então mantenha as suas informações, como contato e horário de funcionamento, sempre atualizadas.
2. Dedique-se às redes sociais
Falando em presença online, tenha especial atenção às redes sociais do seu empreendimento durante este período. Crie ofertas personalizadas para o público da internet e faça adaptações na identidade visual para atrair cliques, curtidas e, claro, curiosos interessados nos seus produtos e serviços.
Mas de nada adianta só divulgar promoções e deixar o cliente falando sozinho. Fique atento às dúvidas que surgem nas caixas de mensagens e comentários, crie protocolos de resposta e seja resolutivo e carinhoso nas interações com os perfis. Isso pode fazer toda a diferença na experiência do cliente ao navegar pela sua página.
3. Aposte na fidelização
Toda data comemorativa que movimenta o comércio é uma oportunidade para expansão das vendas. Mas e quando esses eventos passarem? Os clientes vão sumir? É claro que não, e é aí que você deve entrar em ação para fidelizar os novos consumidores de seus produtos e serviços.
A jornada da fidelização é longa, e essa é a primeira coisa que todo empreendedor deve ter em mente. Atrair, mostrar o diferencial da sua empresa, a sua qualidade, converter e, só depois, ter o retorno do cliente. Em cada passo, é preciso estar atento para tornar única a experiência daquele consumidor.
Nesse sentido, vale a pena investir em métodos para ter feedback sobre o seu negócio. Pesquisas de satisfação são bastante importantes.
4. Treine os seus funcionários
Para conseguir essa fidelização de clientes, é importante que você também treine os seus funcionários e colaboradores para terem uma atenção especial neste período de festas. Ofereça treinamentos, ouça os feedbacks e prepare-os para oferecer o melhor aos clientes. Quem está contigo em seu negócio é a sua melhor referência acerca dos seus clientes.
Isso vale para os atendimentos físicos e digitais. Então fique sempre atento aos seus canais de atendimento ao cliente, ainda que seja apenas em redes sociais como Instagram e WhatsApp.
Como o comércio tem um funcionamento especial tanto nas datas comemorativas quanto na Black Friday, é importante estar preparado para prestar informações bem objetivas e claras a quem for buscar o seu produto nesse período.
Escreva mensagens informando sobre o funcionamento nesses dias e deixe-as em locais de boa visibilidade, seja na sua loja física ou em seus canais digitais.
5. Prepare os estoques
Observe as experiências dos anos anteriores e analise as novas tendências de mercado para não ter problemas de fornecimento durante o fim de ano.
Equilíbrio e planejamento estratégico são fundamentais para que você não fique com itens encalhados em estoque nem seja incapaz de atender aos desejos de clientes por causa da falta de produtos.
6. Flexibilize horários de funcionamento
Tem muita gente que deixa as compras para a última hora ou tem poucas oportunidades de sair nos horários tradicionais.
Por isso, tenha em mente que pode ser interessante flexibilizar o funcionamento do seu negócio para fisgar clientes em horários e dias alternativos, como depois das 22h e aos domingos.
Mas, para que isso funcione, é preciso combinar essa estratégia direitinho com a sua equipe de vendas, evitando correria e estresse desnecessários.
7. Termômetro para o Natal
A Black Friday surgiu nos EUA e começou a se popularizar no Brasil nos anos 2010. Ela acontece sempre na quarta sexta-feira do mês de novembro e foi uma forma encontrada pelo comércio com o objetivo de renovar os estoques para a data comercial mais importante do setor: o Natal. E é por isso que a Black Friday pode ser um ótimo termômetro das suas vendas – e também para eventuais correções de rota do negócio, caso seja necessário.
Em time que está ganhando, diz o ditado, não se mexe. Mas se as coisas não saírem como o esperado, você terá condições de fazer ajustes para que o Natal compense.
E se você está buscando inspiração sobre qual tipo de oferta criar, não deixe de olhar outras experiências.
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