Consumir livros, série e filmes sobre finanças é fundamental a fim de tomar as melhores decisões. Além disso, obras sobre educação financeira mostram novas perspectivas para que você lide com os desafios monetários mais facilmente e promovem outros conhecimentos preciosos.

Então, se você está buscando dicas para melhorar a sua educação financeira, nós temos a solução perfeita. Selecionamos, em uma lista, as obras que poderão lhe ajudar. Confira!

Filmes e Séries

À procura de felicidade (2007 — disponível no Prime Video e Google Play)
A trama gira em torno de Chris Gardner (Will Smith) que, após ser abandonado pela esposa, consegue uma vaga de estágio em uma grande corretora de ações, mas sem receber salário. A obra mostra os percalços financeiros do protagonista e seu filho de 5 anos de idade.

Como ser Warren Buffet (2017)

A evolução de um menino de Nebraska que se tornou um dos homens mais respeitados do mundo, e os heróis que ajudaram a guiá-lo ao longo do caminho. Ao permitir o acesso à sua vida e a vídeos caseiros nunca antes mostrados, Warren Buffett oferece um vislumbre de sua mente única para nos ajudar a entender o que é realmente importante quando o dinheiro já não tem significado.

Os delírios de consumo de Becky Bloom (2009)

Baseado no romance de Sophie Kinsella, escritora e ex-jornalista de economia, com especialização na área financeira. O filme conta a história de Rebecca Bloomwood (Isla Fisher) uma jornalista financeira que durante o dia, ensina às pessoas como administrar seu dinheiro e no fim de semana, transforma-se em uma consumidora compulsiva, fugindo do gerente do seu banco e com muitas dívidas.

Billions (2016 — disponível na Netflix)

Billions é uma série que gira ao redor da batalha jurídica de dois personagens: Chuck Rhoades, promotor público americano, e Bobby “Axe” Axelrod, líder de um fundo multimercado bilionário. A série explora todo esse conhecimento em finanças para dar mais realismo aos seus episódios e fornecer bons ensinamentos sobre investimentos aos expectadores. Um dos grandes atrativos do seriado está no seu time de criadores: Andrew Ross Sorkin. Colunista de finanças no The New York Times, Sorkin é o autor do livro “Too Big to Fail”, que fala sobre as consequências da Crise de 2008.

Traders (1996–2000)

Produzida no Canadá há mais de vinte anos, Traders leva o expectador para conferir os bastidores de um banco de investimentos fictício, desde a sua equipe de gerentes até os traders que trabalham com o dinheiro dos clientes do lugar. São mais de 5 temporadas do programa, que começou a ser exibido em 1996 e terminou em 2000, com 83 episódios produzidos. Um dos pontos positivos do programa é que ele ajuda os novatos a desmistificar muitas das falsas premissas sobre o mundo dos investimentos, mesmo sendo uma ficção

Suits (disponível na Netflix)

Com oito temporadas já exibidas, Suits acompanha o grande advogado corporativo de Manhattan, Harvey Specter. Ele trabalha em uma grande firma de Nova Iorque, rodeado de uma equipe competente. Porém, na busca de um novo associado, ele se depara com Mike Ross, uma figura peculiar que pode se tornar um trunfo para a sua empresa.
A questão financeira acontece quando aparece no escritório grandes bancos, investidores e startups. Os advogados precisam cuidar de investimentos financeiros e em vários episódios o que acontece é uma verdadeira aula de finanças.

Livros

O investidor Inteligente — Benjamin Graham

Escrito pelo grande mentor de Warren Buffett, o best-seller mostra que todo investidor que quer se dar bem deve combinar educação financeira, conhecimento do mercado e uma visão de longo prazo.

Salve-se Quem Puder — Edward Chancellor

A obra narra a história da especulação financeira, desde seu início, no século XVII, até a atualidade. A constatação do autor é que os impulsos dos especuladores são sempre os mesmos e os resultados também não costumam diferir, o mercado vai por caminhos perigosos e carrega toda a economia.

Rápido e Devagar — Daniel Kahneman

Escrito pelo Nobel de Economia, “Rápido e Devagar” é uma introdução à economia comportamental, mostrando as duas formas de pensar e suas influências em nossas decisões: o pensamento rápido, intuitivo e emocional e o devagar, lógico e ponderado

Fora da Curva — Pierre Moreau, Florian Bartunek e Giuliana Napolitano

Fora da curva reúne depoimentos de alguns dos maiores investidores do país — como André Jakurski, Antonio Bonchristiano, Luis Stuhlberger, Guilherme Affonso Ferreira, Guilherme Aché, José Carlos Reis de Magalhães Neto, Luiz Fernando Figueiredo, Meyer Joseph Nigri, Pedro Damasceno e o próprio Bartunek. Muitas dessas personalidades são avessas a entrevistas, mas decidiram contar a história de suas carreiras a fim de espalhar valiosas lições de negócios para o público brasileiro.

The Big Short (“A grande aposta”, em tradução livre) — Michael Lewis

O livro fala sobre a bolha especulativa durante a década de 2000 e é uma ótima leitura para quem quer aprender sobre os processos do mundo financeiro.

Deseconomês — Banco do Brasil

Como forma de incentivar o hábito de investir e mostrar que o mundo dos investimentos é para todo mundo, o Banco do Brasil lançou um livro digital e gratuito sobre o tema.

O Deseconomês utiliza uma linguagem simples e muita criatividade, com apoio de analogias a fim de traduzir expressões do mercado financeiro a quem está iniciando ou tem interesse em compreender terminologias nem sempre amigáveis. O download é gratuito. Saiba mais aqui.

Gostou das nossas dicas? Deixe a sua opinião e sugestão para os próximos posts aqui nos comentários!

Comentários:

Seu e-mail não vai aparecer no comentário.

Carregando Comentários...