Conteúdo atualizado em 17 de maio de 2023
O Dia dos Namorados é uma data marcante tanto para os criativos surpreenderem o mozão com presentes e programas bem diferentes, quanto para aqueles casais que preferem algo mais romântico e tradicional.
Apesar das diferenças na hora de escolher a surpresa, o que não muda é a tradição da troca de presentes. Não à toa, a data é motivo de festa tanto para os apaixonados quanto para os empreendedores. Afinal, depois do Natal e Dia das Mães, o período de celebrar os namorados é o que gera maior movimentação em vendas.
Segundo dados da Serasa Experian, as vendas de dia dos namorados cresceram cerca de 4% em 2022. Já um relatório da Neotrust relevou que, durante a data, foram realizados 15,4 milhões de pedidos, o que representou um aumento de 9,8% em comparação a 2021.
Neste ano, os brasileiros estão mais otimistas e, com isso, as oportunidades de negócios para o comércio varejista aumentam. Segundo a pesquisa Global Advisor Predictions 2023, 85% da população acredita que 2023 será melhor do que 2022.
A equação, então, parece ser promissora: otimismo da população + uma das melhores datas do ano = sucesso nas vendas. Certo? Quase isso. Falta apenas um detalhe: estar preparado e aproveitar todo o potencial de negócios do dia. Então, confira as dicas que o Blog BB organizadou para a sua empresa faturar mais.
1. Planejamento: a chave do sucesso
Se você tem uma loja física, ajeitar o seu espaço para a chegada do Dia dos Namorados é um passo importante. Nem todo negócio tem ligação direta com o tema, mas você pode preparar pequenos destaques na decoração que fazem sentido com o objetivo de lembrar da data. A experiência do cliente conta muito nessas horas.
Mas, se o seu empreendimento é online, dar uma roupagem temática nos seus produtos e serviços pode ser interessante. Veja as tendências do momento e use hashtags, vídeos, tudo que possa atrair e gerar engajamento do seu produto e serviço com os potenciais clientes.
2. Benefícios
Nada deixa o seu cliente mais feliz do que se sentir agradado e bem atendido. Por isso, promover vantagens com o intuito de estimular a volta dele em outras ocasiões, como cupons de fidelidade ou cashback para uso na loja, pode ser uma ótima estratégia. Você também pode pensar em promoções personalizadas, de acordo com o perfil de compra de cada cliente.
3. Ticket médio
Trata-se do valor médio de vendas por cliente. Como o Dia dos Namorados é uma das principais oportunidades de novos negócios do ano, você pode aproveitar esse período para tentar aumentar o ticket médio de cada cliente. Existem várias estratégias que você pode adotar, como dar descontos progressivos para cada item de compra, brindes e, no caso do comércio online, o frete grátis.
4. Foco no atendimento
Muitos clientes apaixonados já sabem os gostos e o que os seus namorados gostariam de receber. Outros sabem como o gesto é mais importante que o presente de Dia dos Namorados em si. Por isso, uma dica valiosa é ouvir com muita atenção a todos os detalhes da intenção do cliente, e perceber sinais, os quais indicam um pouco mais da personalidade de quem vai receber o presente a fim de oferecer a melhor opção para o seu cliente.
E essa escuta é no sentido amplo: seja na loja física, seja nos canais digitais, onde quer que o seu negócio esteja. Oferecer a opção certa pode garantir a fidelização desse cliente.
5. Quem não é visto não é lembrado
As vendas dos Dia dos Namorados podem abrir as portas do seu negócio para as próximas datas comemorativas. Mesmo ao longo do ano, sempre existem casais fazendo aniversário de namoro, bodas de casamento, e por aí vai. Portanto, independente das ações que você já tenha planejado, pense em como fidelizar o cliente ao longo de todo o ano. Crie anúncios personalizados para cada uma das épocas do ano, especialmente nos canais digitais de vendas, como Instagram, Facebook e WhatsApp. Ainda que o seu negócio tenha um ponto de vendas físico, saber chamar a atenção no digital pode ser um diferencial. Se já tiver uma noção do seu público (e, no caso do Dia dos Namorados, isso acaba sendo mais fácil), você pode enviar ofertas personalizadas para os clientes cadastrados na sua base. E, claro, capriche na decoração e na vitrine da sua loja física.
6. Pós-vendas é fundamental
As vendas dos Dia dos Namorados podem abrir as portas do seu negócio para as próximas datas comemorativas. Mesmo ao longo do ano, sempre existem casais fazendo aniversário de namoro, bodas de casamento, e por aí vai. Portanto, independente das ações que você já tenha planejado, pense em como fidelizar o cliente ao longo de todo o ano.
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