Considerada a terceira data comercial mais importante para o varejo, ficando atrás apenas do Natal e do Dia das Mães, o Dia dos Namorados movimenta todo tipo de comércio e público. Além das promoções, dos sorteios, dos kits e das decorações, o dia 12 de junho, historicamente, é uma data lucrativa para restaurantes e barzinhos.

O alto volume de compras online e a corrida por experiências e reservas são também uma oportunidade para a atuação de criminosos. Os golpes no Dia dos Namorados podem aparecer sob diversos formatos, mas o mais comum ainda é o phishing, uma isca, que pode chegar por e-mail, SMS, redes sociais ou apps de mensagem.  

Por exemplo, um perfil falso na rede social que divulga ofertas chamativas e induz as pessoas a clicar em um link, abrir um arquivo ou instalar um vírus de computador, com o objetivo de obter informações sigilosas, como dados bancários e confidenciais.  

Perfil falso do BB que induz o cliente a fornecer dados como agência, conta e senha  

Outro golpe muito comum, nesta época do ano, é o ganhe um brinde. Os criminosos usam o nome de grandes marcas e prometem perfumes, chocolates e outros mimos. Para receber, a pessoa é incentivada a responder uma breve pesquisa e compartilhar o link com outros contatos do WhatsApp. Além de roubar dados confidenciais, o método utilizado faz com que a própria vítima dissemine o link malicioso, induzindo outras pessoas a participarem.   

Uma modalidade que vem crescendo são anúncios patrocinados fraudulentos em sites de busca, que levam diretamente ao WhatsApp. Lá, a vítima inicia uma conversa com o golpista. Já que, cada vez mais, empresas têm utilizado o aplicativo como canal de atendimento, os criminosos aproveitam a tendência para se passarem pelos canais oficiais. 

Separamos algumas dicas para ajudar você a celebrar o amor com segurança digital 

– Nunca clique imediatamente no link. Vá direto à página da loja para ver se a promoção está lá. 

– Não acredite, de cara, em mensagens que oferecem produtos e serviços a preços muito baixos, mesmo quando a recomendação vem de um amigo. 

– Não responda a mensagens que solicitam dados pessoais ou confidenciais, como cartão de crédito, conta de banco, data de aniversário, senhas, etc. 

– Faça uma pesquisa, leia as avaliações e cheque o que estão dizendo no site Reclame Aqui. Assim é possível ter uma ideia a respeito da reputação da marca, verificar como é o atendimento ao cliente da empresa ou se existem outros tipos de comentários. 

– Preste atenção no cadeado e no endereço da página. As páginas protegidas, geralmente, têm as letras http e https, e, em alguns navegadores, aparece um ícone de cadeado no início do endereço do site. 

– Visite o site do Procon-SP. Lá tem uma lista com mais de 500 sites não confiáveis. Vale checar antes de fazer uma compra.  

Cliquei no link falso. E agora?  

Se clicou no link e digitou dados, como número do cartão, agência, conta ou senha, é importante agir depressa. Busque contato imediato com a instituição financeira e altere suas senhas imediatamente. Caso você seja cliente BB, entre em contato com a Central de Atendimento pelo 4004-0001.  

Comentários:

Seu e-mail não vai aparecer no comentário.

Carregando Comentários...