Conteúdo atualizado em 8 de janeiro de 2024

Especial Dia Internacional das Mulheres 

As mulheres têm papel importante na luta por um mundo em que as pessoas possam fazer suas escolhas, usufruindo das mesmas responsabilidades, direitos e oportunidades. No universo dos games, não é diferente: os jogos eletrônicos se tornaram um verdadeiro espaço de resistência feminina, e as mulheres já representam 51% do público que consome games no Brasil

O número, bastante expressivo, contraria a ideia ultrapassada de que mulheres não gostam de jogos digitais. A participação feminina começou a aumentar, inclusive, na indústria de desenvolvimento de games: de acordo com a Pesquisa da Indústria Brasileira de Games, em 2014 as mulheres correspondiam a 15% da força de trabalho nas desenvolvedoras. Em 2018, esse número passou para 20%, e saltou para 29,8% em 2022. 

A verdade é que as mulheres chegaram ao mundo dos jogos e eSports para ficar e já ocupam diferentes posições de destaque, como jogadoras, casters, comentaristas, operadoras de broadcasting e streamers. 

Casual gamers? Não mais!  

Ana Xisdê

Uma das precursoras da participação feminina nesse espaço é a apresentadora e criadora de conteúdo gamer Ana Xisdê, de 28 anos. Apaixonada por jogos desde criança, Ana decidiu se tornar pro player (jogadora profissional) quando notou, por volta de 2015, que não havia mulheres competindo no Campeonato Brasileiro de League of Legends (CBLOL). “Eu notei que existia uma vaga que precisava ser preenchida, então, eu decidi: eu vou lá e vou me representar e representar as outras mulheres. Mas o que eu queria fazer na época era representar de verdade. Eu queria provar que estava ali porque eu tinha merecido. Eu queria ser tão boa que fosse incontestável.” 

A persistência de Ana foi determinante para que ela participasse, em 2017, do primeiro campeonato feminino de Overwatch do Brasil, o OverDvas, e se tornasse a apresentadora principal da Overwatch Contenders: South America, em 2018. Ela também foi a primeira brasileira a apresentar uma transmissão internacional de Overwatch, em 2019, ano em que ganhou o prêmio de Melhor Caster do Brasil.  

Outras atletas seguiram um caminho parecido com o de Ana e lutaram bastante para se firmar nos eSports. É o caso da argentina Lucia “Luli” Campello, que começou a se interessar pelos jogos ainda na infância, enquanto observava o irmão jogar. “Venci o primeiro campeonato que disputei aos 9 anos. Desde então, não parei mais de competir.”   

Em 2022, Luli, de 23 anos, decidiu fazer as malas e vir para o Brasil com mais duas amigas. O objetivo era disputar o Circuito Feminino Brasileiro. Mesmo sem equipe, ela acreditava que poderia vencer e ser contratada por um grande time. A aposta deu tão certo que Luli foi eleita a melhor jogadora de Rainbow Six Siege pelo Prêmio eSports Brasil (PeB), maior premiação dos eSports no país. “Eu comecei a jogar com 4 anos e demorei a entender que essa poderia ser a minha profissão. Hoje eu percebo que o esforço sempre vale a pena.” 

Já Bruna Bonfati, conhecida como Bruna_KilleR e integrante da equipe feminina de Counter Strike da W7M, teve o primo como grande incentivador da sua carreira. “Ele jogava Counter Strike e me chamou pra jogar com os amigos dele. Logo depois, ele passou a insistir bastante pra eu montar um time feminino e entrar nas competições.”  

Assumidamente competitiva, Bruna KilleR não esconde que uma das maiores alegrias em ser pro player é poder vencer uma competição. “A minha grande paixão é competir. Quando eu e minha equipe estamos em um server e estamos ganhando uma partida juntas, eu percebo que todas as dificuldades valem a pena”, diz a gamer, de 19 anos. 

Enfrentamento ao machismo 

Além de serem profissionais de sucesso, Ana, Luli e Bruna têm outra coisa em comum: as três já tiveram que lidar com situações preconceituosas enquanto tentavam se firmar no mundo dos jogos.  

Para Ana Xisdê, o machismo e a misoginia são um problema da sociedade e isso se reflete na comunidade gamer. “Acho que eu passei por mais situações constrangedoras e chatas nos bastidores do que com o público. Eu trabalhei com uma pessoa que notadamente tinha problema com mulheres, e não era só comigo. Como foi a pior situação de machismo que eu já passei, eu já falei sobre isso em outras entrevistas. Acontece que a pessoa viu em algum lugar e entrou em contato comigo para pedir desculpas, e eu acho importante contar isso para mostrar que é possível as pessoas melhorarem e evoluírem. Claro que isso só foi possível porque eu continuei. Se eu tivesse desistido e me deixado abalar por essas situações, essa pessoa nunca teria me pedido desculpas, então é importante a gente continuar, independente de tudo.” 

Bruna KilleR

No dia a dia de Bruna, as situações machistas continuam se repetindo. Para ela, os comentários desnecessários acabam virando motivação para se tornar uma jogadora ainda melhor. “Nossa equipe foi disputar um campeonato de Counter Strike contra rapazes que já estão há mais tempo no cenário, e os comentários na página da partida diziam que se eles perdessem pra gente era melhor se aposentarem. Mas, mesmo eles sendo mais experientes, a gente quase ganhou. E isso acontece com muita frequência. Nós acabamos usando essas situações como combustível para jogar cada vez melhor.”  

Para Luli, o enfrentamento ao machismo começou quando já era profissional e tinha mais experiência. “Eu sempre tive uma personalidade muito forte, mas lá no comecinho da minha carreira eu me segurava e tentava não falar nada, ou fingia que não ouvia o que diziam. Agora, eu já respondo à altura. Na minha percepção, isso acontece mais quando as meninas são novatas e os caras acham que elas não vão dar conta.”  

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Mais espaços e equidade 

A disparidade salarial entre homens e mulheres existe, também, nos eSports. A percepção cultural de que o público-alvo dos videogames é masculino faz com que os melhores salários, patrocínios e investimentos sejam direcionados para players e campeonatos desse gênero.  

Como um primeiro passo para diminuir essa distância, o Banco do Brasil e a W7M, organização de esportes eletrônicos, decidiram equiparar a remuneração média das integrantes da equipe feminina à do time masculino. 

Para Ana Xisdê, a mudança veio em um bom momento e, à medida que for replicada, vai ser determinante para fomentar a participação feminina nos campeonatos. “O investimento é necessário para que as meninas não precisem ter um segundo emprego, para que elas possam focar. Isso eleva a qualidade, o que pode aumentar o interesse do público e das empresas. Eu acho que é um caminho muito legal que tá sendo traçado pra gente ter um impacto no cenário. E esse impacto eu acho que a gente ainda nem tem noção do quão grande vai ser, porque vai além de simplesmente ganhar a mesma coisa. Para as mulheres, significa uma mudança de estilo de vida, que, sem um salário igual ao dos homens, não seria possível. Como você vai se dedicar a uma profissão que não paga as suas contas? Eventualmente você para.” 

Luli

Luli concorda com Ana e ressalta que a equiparação salarial fará muita diferença para as atletas que estão entrando agora no esporte. “É importantíssimo transformar esse cenário em um espaço seguro para as meninas que estão começando agora, para que elas não tenham que passar por tudo o que nós, jogadoras mais experientes, passamos lá atrás. É algo gigante, porque nós nos esforçamos da mesma forma que os homens, trabalhamos da mesma forma, então devemos ganhar igual a eles.”

A ação, inédita nas equipes de eSports do país, faz parte de uma iniciativa do BB para incentivar a igualdade salarial entre homens e mulheres nos esportes patrocinados pela instituição. Com isso, o reajuste médio nos recebimentos do time feminino foi de 300%, e se refere também às premiações por desempenho nas competições. 

Essa ação demonstra que comprometimento com a diversidade, equidade e inclusão fazem parte das metas do Banco do Brasil. Conheça os Programas de Diversidade do BB e entenda mais sobre como o BB vem construindo um futuro mais inclusivo. 

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Série especial do Dia Internacional das Mulheres  

Esta matéria faz parte de uma série de conteúdos dedicada ao Dia Internacional da Mulher, que mostra como funcionárias, clientes e parceiras utilizam a sua potência e contribuem para que o BB seja mais próximo e relevante na vida de todos os brasileiros. Continue acompanhando e comente o que você gostaria de ver aqui no Blog BB!  

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