Jogar videogame, assistir a uma série ou ouvir música em algum aplicativo. O que você precisa para ter acesso a tudo isso? De uma senha. Sem falar no trabalho remoto, na educação a distância, nas transações financeiras e nas compras online. A senha está presente em quase tudo no ambiente virtual. 

É por isso que existe um dia só para ela. Oficialmente, 5 de maio é o Dia Mundial da Senha. E ele foi criado com o objetivo de fomentar bons hábitos de segurança digital para manter nossa vida online segura.  

No Brasil, a senha mais usada ainda é “123456”, seguida de “brasil”. Em seguida aparecem variações numéricas sequenciais, que vão de “123” a “123456789”. O levantamento é da empresa de cibersegurança NordPass, em parceria com pesquisadores especializados em incidentes de cibersegurança, em 30 países. A pesquisa mostra que, apesar da crescente conscientização sobre segurança digital, velhos hábitos são difíceis de mudar.  

Outro estudo, este da Kaspersky, aponta que o Brasil é a principal vítima mundial dos ataques que roubam dados e senhas – o chamado phishing. A consultoria reforça que senhas e dados confidenciais, normalmente, são vendidos e usados para abrir cadastros indevidos em plataformas ou em futuros golpes.  

Senhas fracas são uma porta de entrada para criminosos. Usar e reutilizar senhas simples em diversas contas pode facilitar a vida, mas também nos deixa vulneráveis. Hackers buscam diariamente informações como datas de nascimento, nome dos filhos, números de telefone e outros dados pessoais nas mídias sociais, porque sabem que as pessoas, geralmente, criam senhas fáceis de lembrar.  

Veja os principais elementos que devem ser levados em consideração quando criamos uma senha:

 Outra dica: para sites que exijam “perguntas de segurança”, dê respostas não relacionadas. Por exemplo, “Onde você nasceu?”, resposta: “Montanha”. Isso ajuda a afastar possíveis hackers que podem usar informações extraídas das redes sociais para invadir suas contas. (Apenas certifique-se que as respostas tenham alguma relação da qual você se lembrará). 

Como criar (e lembrar!) senhas fortes 

Claro que é mais fácil lembrar “123456” do que “S3n#4Th3G14nT123”. Mas existem bons métodos para criar senhas fortes e fáceis de lembrar. Olha só: 

1 – Pense em uma frase que seja fácil de lembrar. Você pode usar o nome da sua música favorita, o título de um livro ou de um filme, um time de futebol etc.  

2 – Escolha a primeira letra de cada palavra da sua frase  

3 – Troque algumas letras por símbolos 

4 – Use algumas letras maiúsculas e outras minúsculas 

Por exemplo:  

Eu Gosto de Correr quatro Vezes Por Semana 

Senha: EGdC4*pS 

Para aproveitar a mesma combinação em outros sites e aplicativos, altere de uma maneira que só você se lembre: 

Senha-mestra: Senha: EGdC4*pS 

Site: Gmail  

Senha Gmail: EGdC4*pSGm@ 

Outra solução são os aplicativos de geração e gestão de senhas. Um bom serviço de gestão de senhas ajuda não só a armazenar suas senhas, como também pode fornecer combinações fortes e únicas. Quem utiliza só precisará se lembrar da senha principal.  

Melhor ship: senha forte feat autenticação de dois fatores 

Outra medida de proteção é a verificação em duas etapas ou dois fatores. Ela oferece uma segunda camada de segurança para sua conta. É como no mundo offline quando, por exemplo, ao assinar um documento, você precisa também mostrar alguma identificação oficial, na qual conste sua foto e assinatura. 

Ao habilitar o recurso na conta, há opção de geração de um novo código complementar à senha e que dificulta o acesso não autorizado. O código pode ser enviado por SMS ou e-mail, criado aleatoriamente em um gerador de códigos ou ter um cartão de códigos. Há ainda a opção, em alguns serviços, de ativar a confirmação a partir de um aparelho confiável previamente cadastrado. 

Dessa forma, caso a senha tenha sido descoberta, você garante que a conta não será invadida, já que esse segundo código é necessário toda vez que quiser acessá-la de um novo dispositivo. 

A verificação em duas etapas está disponível na maioria dos serviços online. Entre nas configurações de cada um dos seus principais aplicativos e busque por “privacidade” para encontrar a opção de autenticação de dois fatores. 

Quer mais dicas? Então fique ligado nos conteúdos da seção Segurança Digital, do Blog BB. Sempre tem informação relevante e atualizada por aqui.  

Leia também

Bloqueio cautelar do Pix: o que é e como funciona?  

Como as empresas podem se prevenir de golpes  

Golpe da falsa central de atendimento ganha nova versão: saiba como se proteger  

Foi vítima de um golpe? Veja o que fazer e saiba como se proteger  

Solicitação para instalação ou atualização do Módulo de Segurança? Não caia nesse golpe! 

Comentários:

Seu e-mail não vai aparecer no comentário.

Carregando Comentários...