Se você tem crianças em casa, é bem provável que o nome Roblox não soe como uma grande novidade. Mas se você nunca entendeu bem o porquê de ele ser a febre que é, o Blog BB vai te dar uma mãozinha, e explicar tudo por aqui. 

Ah, e se você nunca ouviu falar sobre o Roblox antes, mas desconfia que esse assunto ainda vai chegar aí na sua casa, nada melhor do que se antecipar e ficar por dentro, não é mesmo?  

Uma das plataformas mais populares de games e experiências virtuais em 3D do mundo, o Roblox é um espaço aberto para a criatividade, a colaboração e a diversão, que reúne milhões de pessoas ao redor do mundo.  

Aliás, o BB também mergulhou nesse universo. Mais à frente no texto, você vai descobrir como isso está rolando.

Afinal, o que é o Roblox?

Para ser bem direto, o Roblox é uma plataforma de base gratuita, que permite que o usuário possa criar uma série de coisas virtuais. Ou seja, você pode usar toda a sua criatividade para inventar um mundo enquanto o explora. Ele é o que você quiser que seja.  

Bom, talvez agora você esteja se perguntando: “Ué?! Pera aí. Não era um jogo? Agora complicou tudo”.  

Pode-se dizer que ele é muito mais do que um jogo em si, embora jogos sejam uma parte muito importante daquilo que reúne tantas pessoas por ali. O interessante é que você pode tanto criar os seus mundos e jogos quanto se aventurar nos milhões de games já criados por outros desenvolvedores. 

Por sinal, existem jogos criados no Roblox com uma imensa base de fãs. Alguns dos mais populares foram elaborados pela própria comunidade de gamers. Royale High, por exemplo, título de fantasia de princesas com temática escolar, acumula mais de 250 mil usuários fiéis. O número de desenvolvedores ativos na plataforma chega a 8 milhões, espalhados em 180 países.  

E é por promover infinitas possibilidades que o Roblox tem atraído cada vez mais jogadores para os mais de 40 milhões de mundos e jogos diferentes. Só em setembro deste ano, a plataforma alcançou o impressionante número de 1,7 bilhão de usuários, ultrapassando outros grandes títulos, como Minecraft, Fortnite e League of Legends.  

Outro fator que explica o sucesso da plataforma é a usabilidade descomplicada. Além de estar disponível para variados sistemas e aparelhos – Xbox One, PC, MacOS, Android e iOS –, o Roblox exige requisitos mínimos simples de serem atendidos. 

Pode ser executado em praticamente qualquer celular e tablet – Android 4.4 e iPhone 4S já suportam o game. E, se o seu computador foi comprado no período de dez anos pra cá, o Roblox deverá rodar suavemente na sua máquina, sem solavancos.

Como nasceu o Roblox?

Foi com outro título, DynaBlocks, que começou a trajetória do Roblox, em 2004, pelas mãos dos engenheiros David Baszucki e Erik Cassel. O nome de batismo atual começou a ser usado no ano seguinte, quando a plataforma seguiu para uma fase de testes.  

O lançamento oficial só aconteceu em 2006. Usando a linguagem de programação Lua, o Roblox começou a ganhar popularidade na década de 2010 e explodiu de vez mundialmente durante o isolamento social provocado pela pandemia de covid-19.

Roblox é seguro para crianças?

O universo de jogos e criação do Roblox caiu no gosto da criançada. Nos Estados Unidos, por exemplo, é o game mais popular na faixa etária entre 5 e 12 anos.  

Por isso, a plataforma teve que se adaptar para trazer segurança a esse público e aos responsáveis. Usuários precisam informar a idade e, caso tenham menos de 13 anos, recebem algumas restrições dentro do game. 

Mesmo com um nível elevado de controle – uma equipe de 1,6 mil pessoas trabalha na remoção de informação inapropriada da plataforma. Por isso, é sempre importante acompanhar de perto as interações das crianças.  

Pais e responsáveis podem monitorar os games acessados pelas crianças, olhar o histórico de mensagens trocadas com outros usuários e personalizar a privacidade do perfil.

Robux e skins: por que eles são tão importantes no Roblox?

Outro ponto sensível, que requer atenção dos pais, no Roblox, são as microtransações dentro da plataforma. 

O Roblox disponibiliza aos usuários e desenvolvedores uma moeda própria, a Robux, utilizada para comprar melhorias, personalizações e habilidades especiais para os avatares dos jogadores. Esse dinheiro virtual do game pode ser adquirido de maneira avulsa ou via assinatura mensal, a partir de R$ 27,90. 

É aí que entram as famosas skins. Elas são o visual que você pode atribuir aos personagens dentro da plataforma.  

É um jeito criativo de personalizar o seu avatar com roupas e acessórios do jeito que você quiser. Quanto mais você conhecer os mundos de que gosta, mais informações você terá para cumprir os desafios de cada game. Assim, será possível acumular as mais variadas skins dentro do Roblox. 

Além disso, também dá pra acumular skins em opções gratuitas. Para isso, basta usar as filtragens da busca para achá-las e adicioná-las ao seu personagem. Há tanto skins oficiais do Roblox quanto itens criados pela comunidade. 

Mas o verdadeiro ponto de atenção para os pais aqui é que as skins também podem ser colecionadas por meio da Robux, a única forma monetária aceita dentro do game. 

Como elas podem ser compradas com Robux e, por sua vez, compra-se Robux com dinheiro, é preciso que pais e responsáveis fiquem atentos a isso para não verem os limites de cartões de créditos estourarem na mão dos filhos. 

É uma boa oportunidade de começar uma conversa sobre educação financeira com as crianças.

Conheça o Brablox

Lembra lá no início deste artigo, quando você descobriu que o BB também tinha embarcado no Roblox? Pois é. Chegou a hora de saber como isso tá rolando. 

Estar no metaverso não é exatamente uma novidade para o Banco do Brasil. Você já viu aqui no blog como essa história começou. 

Agora a novidade é o Brablox, um universo onde é possível aprender de uma forma divertida e lúdica sobre educação financeira.  

O mapa desse desafio foi elaborado com vários enigmas que vão ajudar os jogadores a resolver problemas de economia e planejamento na vida real. Tudo isso com diversos pontos turísticos de cair o queixo. 

O jogador conta com a ajuda dos Amigos Imaginários, que irão guiá-lo por toda a aventura, orientando nos desafios e até em como ganhar skins personalizadas.  

Uma ótima maneira de incentivar os pequenos a começarem a entender, desde cedo, a importância de cuidar direitinho do dinheiro.

Fique ligado nos conteúdos do Blog BB e não perca os posts da editoria Plugados. Sempre tem informação fresquinha e de qualidade por aqui 😉  

Leia também:  

Como montar um PC gamer bom e barato? 

Quando o game vira carreira 

Aqui no BB, o jogo não termina no game over 

Comentários:

Seu e-mail não vai aparecer no comentário.

Carregando Comentários...