Nunca se falou tanto em segurança digital e sobre a importância de se proteger contra ataques virtuais como hoje em dia.
O assunto ganha uma dimensão ainda maior quando pensamos na forma em que crianças e adolescentes utilizam a internet.
O avanço e a popularidade das chamadas camadas profundas de conteúdo — “Deep Web” e “Dark Web” — reforçam a necessidade de se falar sobre o assunto, estimular a busca por informação de qualidade e por orientações sobre o uso seguro da internet.
Entenda o que são e como funcionam essas camadas
A figura acima nos ajuda a entender o que é, de fato, a internet e onde estão os ambientes considerados de difícil acesso.
Em termos práticos, a Deep Web caracteriza-se pela união de conteúdos que não podem ser facilmente encontrados. Portanto, sites não indexados por mecanismos de busca fazem parte da Deep Web.
Já o termo Dark Web ficou popular, principalmente, por conta da associação a atividades ilícitas no ambiente digital, como a venda de dados, pornografia infantil e negociações com hackers, por exemplo.
Além de não indexáveis, esses sites só podem ser acessados por meio de navegadores específicos.
Mas, como isso é possível? Existe um navegador (browser) chamado TOR (The Onion Router), que cria diversas camadas capazes de garantir a invisibilidade e o anonimato desses conteúdos.
No Brasil, inclusive, órgãos de inteligência frequentemente vasculham esse ambiente restrito a fim de encontrar atividades ilícitas ou manifestações de incitação à violência, por exemplo.
Cuidados em casa
O objetivo desses ambientes anônimos, como visto acima, é “fugir” de qualquer lei ou regra, portanto, não há regulamentação.
Por isso, é preciso ter consciência, informação e zelar pela segurança na navegação, principalmente de crianças e adolescentes, no ambiente digital. Como diz o ditado, prevenção é sempre o melhor remédio. E nesse caso não seria diferente.
A Deep Web pode oferecer riscos para as crianças por conta do anonimato dos usuários, o que favorece a atuação de cibercriminosos, além de golpes e fraudes de maneira geral.
Mas, o que pode acontecer, de fato, nesses ambientes? Imagens podem ser editadas, além da veiculação de dados e informações inventadas e uma maior incidência de programas com vírus.
Para os pais de plantão, é preciso redobrar a atenção e verificar, com frequência, o computador e o celular de seus filhos.
É possível encontrar soluções como aplicativos de monitoramento parental e outros softwares para ajudar nessa prevenção.
Além de alguns antivírus com esse tipo de funcionalidade, existem navegadores dedicados para a segurança, com funções e bloqueios específicos.
Dicas importantes
Ainda assim, com crianças e adolescentes em casa, vale sempre tomar certos cuidados quanto à segurança digital da sua família:
1. Mantenha-se sempre informado e atualizado sobre o assunto;
2. Verifique sempre celular, laptop, tablet e computador usados pelo seus filhos;
3. Observe o comportamento dele diariamente. Alterações de rotina e humor podem ser sinais de alerta;
4. Fique de olho sempre que aparecerem “novos amigos” ou encomendas suspeitas chegarem pelos Correios;
5. Não se esqueça de conferir os sites acessados, caso o histórico esteja sempre limpo, redobre a atenção;
6. Oriente sobre o uso de redes de wi-fi desconhecidas ou públicas e, também, sobre links suspeitos;
7. Não se esqueça de manter as proteções, como antivírus e bloqueadores, sempre atualizadas. Como dissemos acima, o navegador TOR é capaz de burlar essas defesas, portanto é muito importante verificar se há sinais de sua instalação no computador utilizado pelos seus filhos.
O mais importante é manter o diálogo aberto, transparente e saudável. Educar crianças e adolescentes acerca dos perigos da internet é um trabalho diário.
Somente assim para incentivá-los a ter um comportamento seguro e responsável no mundo digital.
Soluções, ferramentas e orientações nunca são demais quando se fala de segurança.
Para cuidar ainda mais da sua proteção digital, especialmente dos seus dados, vale a pena dar uma olhadinha nas dicas que o BB tem pra você.
Comentários:
Carregando Comentários...