O fim de ano chegou e trouxe com ele a expectativa por um dos benefícios mais aguardados pelos trabalhadores brasileiros: o décimo terceiro salário.
Seja para quitar dívidas, viajar ou até mesmo incrementar os presentes de Natal, o fato é que o salário extra é uma parte importante do planejamento financeiro dos brasileiros. Além de ser aquele alívio para o bolso, ele representa um fôlego adicional para a economia, garantindo o aumento das vendas de fim de ano.
Mas você já sabe qual será a quantia que vai receber, e o que fazer para utilizar bem esse dinheiro extra?
Quem tem direito ao décimo terceiro?
Instituído há 60 anos, pela Lei nº 4.090/1962, o décimo terceiro salário é pago a todos os trabalhadores registrados na CLT que atuaram por, pelo menos, 15 dias durante o ano. Fazem parte dos beneficiados:
- Trabalhadores domésticos, urbanos, rurais, avulsos ou intermitentes.
- Aposentados e pensionistas do INSS.
- Empregados em licença maternidade ou afastados por acidente de trabalho.
Para as pessoas demitidas sem justa causa, ou que tenham pedido demissão, o décimo terceiro deve ser calculado de forma proporcional ao período trabalhado e pago com os demais valores da rescisão. No entanto, caso o trabalhador seja dispensado por justa causa, ele não recebe.
Quando é realizado o pagamento do décimo terceiro?
O décimo terceiro pode ser pago em até duas parcelas, sendo que a primeira precisa ser quitada até 30 de novembro, e a segunda, até 20 de dezembro. Lembrando que essa decisão cabe ao empregador.
Quando os aposentados recebem o décimo terceiro?
Geralmente, a primeira parcela do décimo terceiro de aposentados e pensionistas é paga entre os meses de agosto e setembro, enquanto a segunda parcela é disponibilizada com o pagamento do benefício de novembro. Entretanto, nos últimos três anos, os segurados do INSS receberam as parcelas mais cedo, junto dos benefícios de maio e junho.
Quais são os descontos do décimo terceiro?
Se a empresa efetuar o pagamento em uma única parcela, o décimo terceiro será exatamente igual ao salário do mês anterior, já descontados os valores de Imposto de Renda e INSS.
Caso o trabalhador receba em duas parcelas, a primeira será a metade do salário do mês anterior, enquanto a segunda, com a outra metade, terá descontos de INSS e Imposto de Renda, que variam conforme o salário recebido.
As faixas salariais e os percentuais de contribuição podem ser vistos nas tabelas abaixo:
Como utilizar o décimo terceiro de forma consciente?
É bom se planejar para usar o décimo terceiro salário da melhor maneira possível, de acordo com a sua realidade financeira. Veja algumas dicas de como usufruir desse direito:
1 – Pagar as dívidas
Para iniciar um novo ano com mais tranquilidade, o décimo terceiro é um ótimo aliado para organizar as finanças e quitar aquelas dívidas com juros mais altos. Ainda não dá para quitar? Tudo bem. Uma outra possibilidade muito interessante é usar o valor para antecipar o pagamento de algumas parcelas de empréstimos, e com isso, conseguir uma redução no saldo devedor com o abatimento dos juros.
2 – Para aquelas despesas extras de fim e início de ano
Que tal usar o valor com o objetivo de se preparar para os gastos que estão por vir, como férias, viagens e comemorações natalinas? Uma ótima opção também é se adiantar e pagar à vista taxas e impostos, como IPTU e IPVA, e despesas escolares, que sempre chegam no início do ano.
3 – Fazer uma reserva de emergência
Se você está com o planejamento financeiro em dia e não tem dívidas, uma boa pedida é começar, ou aumentar, a sua reserva de emergência. É um bom jeito de economizar, de uma vez, um valor que levaria meses para juntar!
4 – Investir
Uma pesquisa feita em todas as capitais pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) mostrou que, em 2021, 34% dos brasileiros que recebem décimo terceiro pretendiam poupar o salário extra.
Aproveite para escolher um investimento que se encaixe no seu perfil e faça o seu décimo terceiro render.
Você pode contar com as sugestões dos especialistas do Banco do Brasil e investir do seu jeito. Seja em Fundos, Tesouro Direto ou Ações, o BB vai ajudá-lo a diversificar seu portfólio.
Vale a pena antecipar o décimo terceiro?
A antecipação do décimo terceiro é uma linha de crédito com taxas de juros mais baixas, por isso, pode ser uma excelente opção caso você tenha dívidas cujos juros diários mais altos, como o cheque especial e o cartão de crédito.
Entretanto, é preciso analisar bem a situação e verificar opções que podem ser mais flexíveis e se encaixar no seu planejamento financeiro.
E aí? Gostou de saber mais sobre o décimo terceiro? Tem alguma outra dúvida? Compartilhe nos comentários! 😉
Leia também:
Dez dicas de como se preparar para os gastos do fim de ano
Educação financeira: dicas para começar
Reserva de emergência: veja como criar a sua
A família Dias chegou para ajudar você a cuidar do seu bolso
Comentários:
Carregando Comentários...