Os perigos do mundo digital seguem padrões muito parecidos tanto para as pessoas físicas quanto para as empresas.

Os golpes mais comuns, normalmente, começam com o uso do phishing (iscas lançadas por e-mail, redes sociais, SMS ou outros meios) pelos criminosos. O objetivo é convencer a vítima a clicar em um link ou baixar algum arquivo para conseguir informações confidenciais dela. Muitas vezes com o auxílio de softwares maliciosos (malwares).

Com o intuito de se proteger, as empresas têm investido cada vez mais em cibersegurança. Mas, sozinha, a tecnologia não é capaz de conter todas as ameaças. Isso porque as linhas tecnológicas mais avançadas não são suficientes para impedir um criminoso de conseguir certas informações por meio de um golpe de engenharia social, por exemplo.

Dados do Fórum Econômico Mundial indicam que 95% das falhas em segurança digital envolvem o fator humano. Não à toa, o Fórum atribui a habilidade de se defender de riscos cibernéticos à mesma importância da leitura, da escrita e da capacidade de fazer cálculos aritméticos básicos. Competências fundamentais na formação dos cidadãos.

Mais informação, menos golpes

Por essa razão, é fundamental que todos na empresa, dirigentes e colaboradores, estejam sempre alertas e bem-informados sobre o funcionamento desses tipos de ataques.

Com mais informação, as chances de sucesso nos golpes e nas fraudes diminuem significativamente. Assim, o dia a dia da empresa fica mais seguro.

Dicas de segurança para as empresas clientes do BB


1. Cuidados com as senhas

Cadastrar senhas que não combinem datas de nascimento, telefone, documentos, sequências de números, informações do currículo digital.

Não utilizar a senha do banco para outros tipos de serviço, não anotar em local de fácil acesso, nem habilitar o salvamento automático no celular ou computador.

2. Atenção às fontes desconhecidas

Não abrir mensagens de pessoas ou organizações desconhecidas, tampouco de endereços eletrônicos espúrios que pretendem se passar pelo BB, como bbsuporte, bbrelacionamento e bbatendimento.

3. Comunicação suspeita

Desconfiar de mensagens ou sites com erros ortográficos oferecendo benefícios exagerados ou apelando para situações emergenciais. Não clicar, não informar dados, nem executar arquivos que solicitem senhas, acesso à conta ou atualização do módulo de segurança.

4. Site e canais de contatos oficiais

Sempre acessar os sites oficiais digitando o endereço na barra do navegador e ficar atento ao selo de verificação.

5. Mecanismos de segurança na empresa

Promover a cultura de segurança de todos os funcionários da empresa, utilizar sistema antivírus atualizado, ativar a funcionalidade de autenticação de dois fatores do celular e WhatsApp, configurar a privacidade das redes sociais, habilitar o rastreio do celular.

6. Soluções de segurança do BB

Habilitar o BB Code, utilizar o acesso à conta por biometria, cadastrar limites personalizados para a transferência de valores.

Quer saber mais?

Segurança é uma prioridade para o Banco do Brasil. Por isso, você encontra muitas informações atualizadas sobre o tema aqui no Blog BB, na editoria Segurança Digital.

Gostou deste conteúdo? Então deixe a sua curtida e aproveite para compartilhar o texto com colegas de trabalho, amigos e parentes. Você pode ajudar muita gente assim. A informação é sempre a melhor forma de evitar golpes.

Para outras dicas valiosas, consulte também o Guia de Segurança do BB.

Leia também:

Conheça o golpe da troca de cartão de crédito

Golpe via SMS rouba dados bancários

Você está mesmo atento às fraudes eletrônicas?

Comentários:

Seu e-mail não vai aparecer no comentário.

Carregando Comentários...