Conteúdo atualizado em 24 out. 2022

Você já recebeu uma ligação dizendo que era do banco ou de uma empresa de confiança, mas logo percebeu que se tratava de um golpe?

Você não está sozinho. Os golpes da falsa central de atendimento ou do falso funcionário foram os que mais cresceram em 2021. Um salto de 342%, em relação ao primeiro bimestre de 2020, segundo dados da Febraban.

Em alguns casos o fraudador entra em contato com a vítima no telefone fixo, se passando por um falso funcionário do banco e informa que sua conta foi invadida, clonada ou teve outro problema e, a partir daí, solicita dados pessoais.

Em muitos casos, é solicitado que o cliente ligue na central do banco, no número que aparece atrás do cartão de crédito, mas o fraudador continua prendendo a linha para simular o atendimento da central e pedir os dados da sua conta, dos seus cartões e, principalmente, a sua senha quando você a digitar.

Em outros casos, os golpistas telefonam para o celular da vítima e mascaram o número da ligação como se fosse o da Central de Atendimento. Os detalhes são tantos, que os golpistas utilizam recursos tecnológicos, como gravações e menus para aumentar a sua confiança e a partir daí solicitam senhas, atualização de sistemas ou liberação de equipamentos.

Muitas vezes durante o “atendimento”, são repassados endereços eletrônicos espúrios como “bbsuporte”, “bbrelacionamento” e “bbatendimento”, para que o cliente realize atualização e liberação de dispositivos, induzindo o cliente a digitar seus dados de segurança e acesso à conta.

Contra golpes bancários, informação é proteção

Para que as estratégias deem certo, os criminosos contam com um fator essencial: a falta de conhecimento das pessoas sobre o crime. Por isso, é tão importante orientar as pessoas que estão a nossa volta, familiares, amigos e conhecidos. As fraudes mudam todo dia, a melhor forma de prevenção é se manter informado.

Cliente BB tem proteção reforçada

Se receber esse tipo de contato, desconfie na hora. Desligue e entre em contato pelos canais oficiais do BB para verificar se algo realmente aconteceu com sua conta. Lembre-se de utilizar outro aparelho telefônico para fazer a ligação, de preferência um telefone celular ao invés do telefone fixo, para evitar que os golpistas permaneçam na linha, se passem pela Central e efetivem o golpe.

Fique atento as dicas!

A informação é a melhor forma de prevenção a fraudes e golpes. Por isso participe, envie sugestões e comente! E claro, compartilhe as informações!

  • O BB nunca liga para o cliente pedindo senha nem o número do cartão ou para pedir que realize transferências para teste ou para regularizar ou estornar valores em sua conta.
  •   O BB não entra em contato para atualização/recadastramento de módulo de segurança, computadores, celulares e senhas e nem para a instalação de softwares ou componentes em navegadores.
  •   Acesse o BB pelo domínio (https://bb.com.br) e só instale aplicativos fornecidos pelas lojas oficiais.
  • Nunca repasse informações confidenciais, tal como senhas em sites desconhecidos ou aplicativos diferentes dos oficiais.
  • O telefone 4004 0001 é um número para você ligar para a nossa Central, mas o banco não realiza ligações a partir desse número.

A gente faz de tudo para te alertar e te proteger.

Para mais orientações sobre segurança digital, acesse:

Página do BB: www.bb.com.br/pbb/pagina-inicial/bb-seguranca

Página da Febraban: Febraban

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