Que tal viajar e aproveitar o contato com a natureza, mas em locais tranquilos e pouco conhecidos por turistas? Você conhece Conceição de Ibitipoca (MG)? E Bom Jardim (MT)? E as Ilhas Anavilhanas, no Amazonas? Esses são três destinos da natureza surpreendentes no Brasil, com diferentes opções de lazer para quem busca aventuras, paisagens deslumbrantes e contato com fauna e flora impressionantes. Vamos conhecer um pouco sobre eles.
Conceição de Ibitipoca (MG)
Distrito pequeno e aconchegante, para chegar a Conceição de Ibitipoca são 27 km de estrada de terra a partir de sua sede, o município mineiro Lima Duarte, que fica próximo à divisa com o Rio de Janeiro. A vila já vale a visita e possui restaurantes, pousadas, mercado, farmácia e posto de saúde. À noite, tem música ao vivo pelos bares da cidade.
A atração local é o Parque Estadual do Ibitipoca, que fica a 3 km da vila, área protegida com 1.488 hectares de Mata Atlântica. Além de grande variedade de fauna e flora, o parque tem cachoeiras, piscinas naturais e até passagens subterrâneas em rios, como a Ponte da Pedra.
São três trilhas que podem ser feitas. O Circuito das Águas é o mais leve, com 5 km de distância ida e volta e algumas subidas e descidas, mas um pouco íngremes. Nele, é possível aproveitar a Gruta dos Coelhos, Lago dos Espelhos, Ducha, Lago Negro, Prainha das Elfas, Prainha, Lago das Miragens, Ponte de Pedra e a Cachoeira dos Macacos.
O Circuito do Pião é um percurso mais longo, com cerca de 10 km ida e volta, com muitas subidas e descidas íngremes. Por ele, é possível conhecer Monjolinho, Gruta do Pião, Pico do Pião, Gruta dos Viajantes, Cachoeira do Encanto, Poço do Campari e Pedra Furada.
Já o mais aventureiro é o Circuito Janela do Céu é de 16 km ida e volta, com subidas e decidas íngremes que exigem preparo físico. Quem escolhe essa trilha, acessa Pico do Cruzeiro, Gruta da Cruz, Lombada (ponto mais alto do parque com 1.784m de altura), Gruta dos Fugitivos, Gruta dos Três Arcos, Gruta do Moreiras, Janela do Céu e Cachoeirinha.
Bom Jardim (MT)
Bom Jardim é distrito de Nobres (MT) e fica a 50 km da sede. Mas, para chegar à vila, não precisa passar em Nobres. Se for direto de Cuiabá até Bom Jardim, são 150 km de estrada asfaltada. Se decidir passar pela sede, são 190 km, sendo que 65 km é de estrada de terra.
As pousadas na vila são simples e confortáveis. É um local para quem aproveitar o dia. Há poucos restaurantes e bares, que costumam fechar cedo.
São muitos passeios. No Balneário Estivado, o banho no rio de águas transparentes é cercado por vários macaquinhos. O Aquário Encantado é a atração mais famosa da região, onde turistas fazem flutuação com colete e snorkel para ver peixes e até arraias. No fim de tarde, a dica é curtir o pôr do sol na lagoa das Araras, cercada por buritis e por araras e outros pássaros.
Ainda tem bóia cross no Duto do Quebó, com travessia de 300 m em caverna, a Cachoeira Serra Azul e Tirolesa. E mais flutuação no Reino Encantado e no rio Triste. São muitos rios e nascentes de águas entre o azul-celeste e o azul-turquesa, pontilhados de peixes.
Anavilhanas (AM)
O Parque Nacional de Anavilhanas está localizado nos municípios de Manaus, Iranduba e Novo Airão. A entrada para ele é por Novo Airão, a cerca de 200 km de Manaus, podendo chegar de carro, barco, táxi ou ônibus.
São cerca de 400 ilhas no rio Negro, sendo considerado o segundo maior arquipélago fluvial do mundo (o primeiro é o Mariuá, em Barcelos, também no Amazonas, com aproximadamente 700 ilhas). Na seca (setembro a fevereiro), é possível desfrutar das praias de areias brancas que emergem por todo o arquipélago. Na cheia (março a agosto), a atração fica por conta das trilhas aquáticas de igapó, passeios de barco por dentro das florestas alagadas.
Em qualquer época é possível visitar o Flutuante dos Botos, apreciar a flora e fauna amazônica, fazer passeios de barco, trilhas terrestres, banhar-se nas águas do rio Negro, conhecer comunidades tradicionais ribeirinhas e o artesanato de Novo Airão. Ainda é possível realizar escalada em árvores, vôo panorâmico e atividades náuticas. E, para quem gosta da aventura, existe a opção de dormir no Parque em abrigos rústicos, camping selvagem ou camping suspenso (em árvores).
Ourocard é dinheiro na mão
Além de serem destinos menos conhecidos, as três localidades têm em comum a dificuldade de sacar dinheiro. Mas quem é cliente Ourocard tem de tudo e não precisa se preocupar.
O cartão é aceito em todo o país e tem a tecnologia contactless, em que pode pagar apenas aproximando o cartão. O melhor é que a maquininha não tem acesso a informações confidenciais, como senhas e dados da conta bancária.
Outra facilidade é que nem precisa do cartão físico. Basta cadastrar em uma carteira digital (Google Pay, Apple Pay e Samsung Pay) e fazer o pagamento apenas com o celular. Como você vai levar o celular em seu passeio para tirar fotos e gravar vídeos dos momentos que vão ficar sempre em sua memória, pode deixar o cartão guardado em segurança.
Leia também:
Viagem de férias: saiba como conhecer o Brasil e ainda economizar
Conheça os melhores destinos de viagem inspirados em séries
Viagem para Bariloche: saiba como se divertir e ainda ganhar benefícios
Comentários:
Carregando Comentários...