Correria às lojas de departamentos, filas quilométricas que parecem intermináveis, shoppings abarrotados de gente, estacionamentos congestionados. Essas cenas costumam se repetir ano sim, ano sim durante as compras de Natal 🎄, não é mesmo? São momentos dignos de comédias de cinema, com os atrasados de plantão em busca de presentes de última hora. 

Mas como não repetir essas situações, que são engraçadas de se ver nas telas, mas constrangedoras e estressantes na vida real? O que comprar de presente de Natal e como fazer as melhores escolhas sem comprometer as finanças? 

É preciso se planejar bem financeiramente para não passar perrengues com as contas lá na frente, antecipar os gastos sempre que possível, online ou não, e, claro, não deixar de lado a diversão desses momentos. Afinal, é aquela época gostosa e animada que só acontece uma vez no ano!

Chegou a hora de relembrar algumas cenas cinematográficas que não devem ser replicadas na hora de sair às compras de Natal. 

Vamos lá?

Deixar as compras para a última hora

Tem gente que adora a adrenalina de deixar tudo para os 45 minutos do segundo tempo e ir às compras de Natal na véspera da data. Socorro! Isso pode jogar contra os planos e você pode ficar de mãos vazias, à la Arnold Schwarzenegger em Um Herói de Brinquedo (1996), sem ter com o que presentear – ou tendo que recorrer a um amargo plano B. 

Por isso, nunca é demais reforçar: planeje-se com antecedência. Se preferir comprar online, calcule bem os prazos de frete de diferentes produtos para não se perder. Nas compras presenciais, evite os dias mais concorridos da semana e, para fugir de filas, tente ir em horários alternativos.  

Ah, e preze sempre pela organização financeira. Assim, você começa o ano seguinte sem dores de cabeça motivadas por dinheiro. O Blog BB preparou várias dicas para não se enrolar com as despesas de final de ano.

Passar vexame na ceia de Natal 

Quem disse que a ceia de Natal não faz parte das compras? Não só faz como é parte fundamental nas comemorações.

Por isso, se você é o responsável da vez por organizar e preparar a ceia, invista em boas opções para não passar aperto na hora do jantar do dia 24 ou do almoço de 25 de dezembro, como o personagem de Chevy Chase em Férias Frustradas de Natal (1989).

O Blog BB já fez um guia saboroso de como economizar nas festividades de fim de ano. Faça adaptações que agradem os convidados e que não pesem no bolso.

Esquecer de se presentear 

Sabe aquela pessoa que adora agradar e presentear todo mundo, mas acaba esquecendo de si? É o caso de George Bailey (James Stewart), personagem principal do clássico natalino A Felicidade Não se Compra (1946).  

Bora fazer um agrado para o ego e para a autoestima

Faça uma avaliação do que você anda precisando ou querendo e se inclua na lista de presenteados. Ah, e não se esqueça de embalar direitinho o mimo e colocá-lo embaixo da árvore de Natal, senão não tem graça nenhuma!

Não escolher bem os presentes 

Falando em presentes, tome muito cuidado nas escolhas. Por isso é tão importante se planejar com antecedência, para afastar erros evitáveis e não acabar levando para casa uma surpresa desagradável como o bichinho travesso de Gremlins (1984).

Já pensou confundir amigos com gostos distintos na hora de presentear? Para que isso não aconteça, organize-se, procure saber os interesses de cada um e preste atenção aos perfis das pessoas.  

De nada adianta surpreender quem não gosta de surpresas ou ousar na escolha se o presenteado tem um jeitão mais conservador e gosta sempre de ganhar a mesma coisa todos os anos. Ao mesmo tempo, avalie possibilidades diferentonas se a pessoa se mostra aberta a novidades.  

Se o bolso estiver apertado, você também pode investir em mimos DIY (do it yourself ou, em português, faça você mesmo).

Quer algumas dicas? Que tal preparar uns biscoitos de Natal ou docinhos e colocar num pote decorado com um laço bonito? É uma opção de presente para todas as idades. Ou se quiser ousar um pouco mais, busque por vídeos na internet de como fazer velas ou sabonetes perfumados. Outra ideia é preparar uma caixinha com fotos impressas de forma personalizada. Use a criatividade e pesquise inspirações em plataformas como a rede social Pinterest.

Esquecer de alguém importante na lista de presentes

Ninguém quer ser o Kevin (Macaulay Culkin), de Esqueceram de Mim (1990), da vez, né? Por isso, nunca, jamais, deixe de fazer uma listinha de presentes natalinos. Seja no tradicional papel e caneta, no aplicativo de celular ou no bloco de notas do seu smartphone, escreva todas as intenções de presentes, calcule os gastos e faça adaptações para não se desorganizar financeiramente. 

O bolso está mais para presentes ou lembrancinhas? Vai agradar todos os familiares e amigos mais próximos ou apenas as crianças? Pretende presentear os colegas de trabalho também?  

O importante é não se esquecer de ninguém especial na hora de presentear.  

Veja as ofertas do Shopping BB

Em dúvida sobre o que comprar no fim de ano? Explore o Shopping BB e confira oportunidades imperdíveis das melhores lojas de diversos segmentos, como perfumaria, artigos esportivos, calçados e joias.  

Esse espaço do Banco do Brasil ainda fornece cashback em diversas ofertas e a opção de gift cards de marcas como iFood, Spotify, Uber e, na área gamer da loja, de Nintendo, PlayStation e Xbox. Não perca! 

E aí, lembrou de mais alguma cena natalina marcante que é melhor evitar? Compartilhe nos comentários, fique ligado nas atualizações do Blog BB e boas compras 😉. 

É cliente Banco do Brasil e quer saber mais sobre o Shopping BB? Converse com a gente no whatsapp, clicando aqui.

Leia também

Conheça o Shopping BB: cashback, gift cards, área gamer e muito mais para você!

Sete dicas para o seu negócio brilhar nas vendas de fim de ano 

Dez dicas de como se preparar para os gastos do fim de ano 

Cartão físico ou virtual? Veja as diferenças entre cada um 

Comentários:

Seu e-mail não vai aparecer no comentário.

Carregando Comentários...