Você pode ter crescido na era digital ou adotado a tecnologia mais recentemente. Seja qual for a sua geração, você já deve ter percebido o quanto as novas tecnologias são importantes para facilitar o dia a dia. Porém, a popularização das soluções digitais também revela os desafios de pessoas idosas, que podem ter menos familiaridade com o ambiente digital.

De acordo com a Febraban (Federação Brasileira de Bancos), desde 2020, as tentativas de golpes financeiros contra idosos aumentaram cerca de 60%. A maior parte dessas ações incluiu o pedido para que forneçam informações pessoais, como senhas, números de previdência social e outros dados confidenciais. Ao todo, 70% das fraudes estão relacionadas a essas tentativas.

A maior parte dos idosos visados por esses golpes acumulam economias financeiras ao longo da vida e possuem um score de crédito forte.

Golpistas tentam ganhar a confiança da vítima aos poucos. São cordiais, falam bem e, em ligações, usam recursos tecnológicos, como as gravações de centrais. As abordagens são variadas, mas normalmente costumam gerar um impacto emocional. Uma movimentação estranha na conta, compras suspeitas, atualizações de segurança no aplicativo ou tentativas de invasão. Tudo pode ser pretexto para que os criminosos consigam dinheiro ou informações das vítimas.

Neste cenário, ganha ainda mais relevância a difusão de medidas para garantir segurança digital aos idosos. Como qualquer outro grupo, eles devem aprender quais comportamentos e recursos estão disponíveis para ajudá-los a permanecerem seguros enquanto navegam.

Alguns cuidados simples podem livrar as pessoas da maioria dos golpes. Veja algumas dicas que podem ajudar a navegar na internet com mais segurança:

Cuidados com senhas

Defina uma senha forte. Ela é a primeira linha de defesa contra pessoas que queiram invadir a sua conta para acessar informações pessoais. Estes são alguns atributos que tornam uma senha forte:

– Tamanho. Uma senha forte deve ter pelo menos oito caracteres.

– Mistura de caracteres. Uma senha forte contém uma combinação de letras (minúsculas e maiúsculas), números e símbolos.

– Nenhuma associação com informações pessoais. Evite usar a sua data de nascimento ou o nome dos seus filhos.

Uma boa dica para criar a sua própria senha forte é:

­Pense em uma frase fácil de lembrar. Por exemplo: Tenho dois cachorros em casa, chamados Nina e Bob. Agora, pegue a primeira letra de cada palavra, usando letras maiúsculas e minúsculas quando apropriado. Isso resultaria em TdceccNeB. Quando possível, substitua letras por números ou símbolos: T2c@ccNeB. No caso de senhas apenas numéricas, substitua as letras da frase pelo número correspondente no alfabeto.

Agora que você tem uma senha boa e forte, pode ser tentador usar a mesma senha para todas as suas contas online. Afinal, ela é bem fácil de lembrar. No entanto, reutilizar senhas pode ser arriscado. Se alguém descobrir a senha de uma das suas contas online, essa pessoa também poderá ter acesso a todas as outras, incluindo as de internet banking.

Nunca compartilhe a sua senha com amigos e parentes ou encaminhe senhas por aplicativos de mensagens, e-mails ou SMS. Além disso, jamais anote a senha em blocos virtuais ou físicos.

Atenção aos links

Viu uma promoção nas redes sociais ou recebeu um link de um amigo? Resista ao clique. Abra o site da loja em uma aba separada. Se a promoção existir de fato, ela vai ser encontrada por lá. Se não achar, é grande a probabilidade de ser um golpe.

Os fraudadores conseguem criar e-mails ou sites falsos praticamente idênticos aos de lojas conhecidas. Você pode acreditar que está no site verdadeiro, mas, ao inserir as suas informações, quem ganha acesso a elas é o criminoso. Com isso, ele pode se passar por você, testar a sua senha em outros sites para invadi-los e até fazer compras no seu nome.

Pagamentos e transferências

Em qualquer situação, sempre cheque o destinatário de uma transferência ou um pagamento. Seja por boleto, seja por Pix, TED ou qualquer outro meio, veja se os dados de quem vai receber batem com os da empresa ou do indivíduo. Nunca transfira dinheiro para alguém sem antes verificar que você realmente está falando com a pessoa. Tente ligar ou fazer chamada de vídeo antes de efetuar a transação.

Evite utilizar os caixas eletrônicos nos fins de semana. Recuse a ajuda de estranhos e resolva pendências dentro da agência, com funcionários credenciados. Na hora de usar o caixa, mantenha o corpo próximo ao terminal para evitar que outros possam ver a sua senha ou descobri-la pela movimentação dos dedos no teclado.

Não compartilhe tudo

Podemos compartilhar algumas informações sobre nós mesmos. Mas precisamos ser mais seletivos no caso de informações confidenciais. Estes são alguns exemplos de dados confidenciais:

– Nome completo e endereço de e-mail. Talvez você precise compartilhar essas informações com pessoas que conhece. Mas é recomendável não postar o seu nome completo e endereço de e-mail em fóruns públicos ou espaços online.

– Fotos de si mesmo ou de familiares e amigos. Às vezes, as fotografias podem revelar mais informações do que o pretendido. Por exemplo, uma foto de família com a sua casa em segundo plano pode mostrar onde você mora. Além disso, aquelas tiradas com celular ou dispositivo móvel podem conter as coordenadas do local em que foram capturadas.

– Informações de conta bancária, senha ou QR Code. São informações extremamente confidenciais e não devem ser compartilhadas com outras pessoas. Insira esses dados somente quando estiver em site confiável, que você reconhece e acessa diretamente. Para ter o máximo de segurança possível, não clique em link para o seu banco ou outro site se este tiver sido enviado por e-mail ou mensagem de texto. Em vez disso, vá diretamente ao site digitando-o na barra de endereço do navegador.

– Nunca envie prints de tela, fotos ou vídeos do seu aplicativo bancário ou do caixa eletrônico, nem mostre, por videochamada, nenhum QR Code. Esse é um modus operandi muito comum para que o golpista tenha acesso a dados sensíveis.

Cartão

Nunca entregue o seu cartão a ninguém. Os bancos jamais vão pedi-lo de volta, mesmo se houver a possibilidade de fraude ou defeito. Menos ainda mandar uma pessoa buscar o seu cartão.

Quando for efetuar um pagamento, mantenha o cartão sempre no seu campo de visão. Nunca permita que o atendente leve o cartão para lugares fora do seu alcance. Sem que você perceba, a pessoa pode trocar o seu cartão, tirar foto ou anotar os dados. Jamais perca o seu cartão de vista.

Ao terminar de realizar uma compra, veja o nome no cartão para ter a certeza de que realmente é o seu. Sempre verifique o valor na maquininha antes de digitar a senha. Proteja o código de segurança, ou seja, os três números atrás do cartão.

Gostou das dicas? Acompanhe a editoria sobre segurança digital e compartilhe o aprendizado com toda a sua família.

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