Por Fausto Ribeiro – Presidente do Banco do Brasil

Falar em transformação digital é falar de novos dias. É entender que a nossa vida já não é mais a mesma. A verdade é que o novo assusta. Isso é normal. E a regra é a adaptação.

Na minha área, por exemplo, as mudanças foram gigantescas. Creio que a grande maioria aqui não tenha vivido isso, mas, na década de 1960, os bancos registravam todo o histórico do cliente em pedaços de papel: o saldo em conta, os saques etc.

A parte interessante em voltar na história do sistema bancário é perceber como essa transformação impactou a nossa rotina de diferentes formas (não ficou restrita apenas às transações).

E quando achamos que a inovação parece ter freado um pouquinho… Não! Você já ouviu falar em Open Banking? Bom, Open Banking (banco aberto ou sistema bancário aberto, em português) é uma nova forma do cliente se relacionar com os bancos. Os dados pertencem aos clientes, e não às instituições.

O Open Banking vai nos aproximar, ainda mais, dos brasileiros. A transformação digital tem proporcionado isso: nos conecta, nos faz criar laços. É um comportamento natural e que nos permite uma alta personalização nas nossas atividades.

A gente escolhe com quem quer se relacionar, com quem quer trocar informações, contar segredos. Não é assim? Falar de Open Banking é exatamente isso: segurança para dividir sua vida com quem você confia e da forma mais segura possível.

E por aqui será assim. O Banco do Brasil tem mais de 200 anos de história. A gente conhece cada canto deste país, em uma longa trajetória que caminha junto à solidez e a segurança que um banco deve oferecer aos seus clientes.

Para nós, o Open Banking vai reforçar o que é mais valioso: a íntegra proteção dos seus dados, sempre observando as legislações vigentes e boas práticas de mercado. Continuaremos com a nossa robusta infraestrutura de segurança, nos comprometendo sempre a zelar pelo tratamento transparente e responsável pelas suas informações pessoais.

Para o BB, é um novo momento para cuidar do seu dinheiro. E nós, como um dos maiores do mercado, queremos caminhar com você. O cenário que estamos vivendo nos forçou, no melhor sentido da palavra, a pensar no nosso futuro, principalmente quando o assunto é planejamento financeiro.

Open Banking é muito mais que um novo modelo bancário de compartilhamento de dados. Para nós, será um momento especial de aproximação.

Entender suas preferências, gostos e hábitos vai nos ajudar a criar soluções mais personalizadas, adequando o nosso atendimento ao seu momento de vida.

Na prática, a gente vai buscar oferecer sempre as melhores taxas e serviços, customizando produtos para melhor te atender de acordo com o seu estilo de vida, criando um banco para cada cliente.

Vamos a um exemplo: você quer muito comprar um carro, mas se sente inseguro com o valor do financiamento proposto. Sabendo disso, o Banco vai entender melhor o cenário e vai propor modelos de financiamento que se enquadrem à sua fase de vida.

Você sabia que, para nós, o Open Banking começou faz tempo? Um dado curioso é que o BB é protagonista no tema. Fomos o primeiro banco da América Latina a fazer uma operação estruturada de Open Banking, com o lançamento do Portal do Desenvolvedor, em junho de 2017.

Também fomos os primeiros a estabelecer uma parceria de Open Banking com a Conta Azul. Desde então temos crescido e nos posicionado como um dos principais atores do ecossistema.

E quando vai começar? Será dividido em fases: a partir de 15 de julho os clientes poderão dar o opt-in (em outros termos: dar consentimento de compartilhamento) dos dados por meio de ferramentas e funcionalidades que serão criadas.

Já no segundo semestre de 2021, começam as outras fases como pagamentos entre as instituições e o compartilhamento dos demais produtos (seguros, investimentos, entre outros).

Alonguei-me no assunto, né?! Este tema sempre gera bons debates e traz junto um carrossel de emoções. Mas a nossa longa história e consistência no ramo resulta na calma e na certeza de que faremos o melhor pelos brasileiros.

Não à toa, recentemente, a revista Global Finance, na 9ªseleção do prêmio The Innovators 2021, premiou o Banco do Brasil pelo terceiro ano consecutivo. Dessa vez, na categoria Corporate Finance pelas nossas soluções em Inteligência Artificial. Sem contar que o público, via júri popular da Mobile Time, escolheu o nosso Pix pelo WhatsApp como a solução mais inovadora do país.

Não restam dúvidas de que todas essas transformações fazem e farão parte da grande família que é o BB e os cidadãos desse país. A credibilidade do banco e os resultados exemplificados acima só reforçam a nossa posição de vanguarda no mercado e demonstram o nosso compromisso com o desenvolvimento tecnológico e econômico do Brasil. Vamos juntos?

*Artigo publicado originalmente no Linkedin do presidente do Banco do Brasil, Fausto Ribeiro.

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