Você sabia que um dos produtos bancários mais queridos no país foi criação de funcionários do Banco do Brasil? Que tal conhecer esta história?
Uma das marcas históricas do Banco do Brasil, ao ponto de estar carimbada na cultura da instituição, é buscar soluções novas para problemas existentes.
Esse foco não é coincidência, pois mira a perenidade e competitividade do BB em um mercado em constante transformação. Além do mais, ressalta o protagonismo e a inovação como duas expertises históricas dos funcionários do banco. Esses valores estão no DNA da instituição desde sempre.
Algumas dessas histórias são bem conhecidas, como a do Cheque Ouro, criado há mais de meio século e, por muito tempo, foi sinônimo de cheque especial no Brasil. Mas a conversa de hoje é sobre algo anterior. O legado de mais de 60 anos de orgulho e sonhos também se tornou uma história de inovação.
No início da década de 1960, o mercado de automóveis – artigo de luxo na época – explodia no país, pois tinha uma capital federal novinha em folha, recém-inaugurada. Brasília era canteiro de obras de ruas e avenidas, e o sistema de transporte urbano ainda era incipiente, o que tornava o deslocamento pela cidade um desafio.
Foi nesse cenário que Luiz Henrique Horta e João Francisco Costa Meirelles, dois funcionários do banco, criaram uma solução revolucionária para o mercado brasileiro. Hoje, movimenta mais de R$ 220 bilhões por ano. Ninguém pode nos contar melhor essa história do que alguém fruto dessa herança:
https://www.youtube.com/watch?v=IpGN9qFJYUA
Como o consórcio foi criado
Pois é: o consórcio, um produto genuinamente brasileiro, surge pela perspicácia e proatividade de dois amigos, funcionários do banco, que identificaram uma oportunidade e trabalharam para buscar a solução.
Para ter uma ideia, hoje o mercado de consórcios no país conta com mais de oito milhões de cotistas ativos, segundo a Associação Brasileira das Administradoras de Consórcios (ABAC). Além de carro, é possível usar as cartas de consórcio a fim de adquirir motos, caminhões, imóveis, equipamento gamer e até realizar a festa de casamento dos sonhos.
O banco segue se destacando nesse mercado. Em 2021, por exemplo, a BB Consórcios experimentou o melhor ano da sua história, com mais de 1,3 milhão de cotas ativas e uma carteira administrada de R$ 69,2 bilhões, um recorde. Além disso, o BB foi a primeira instituição a oferecer contratação de todas as modalidades de consórcio pelo celular e é a única a ter o processo de pagamento de bens licenciáveis 100% digital. Sem falar no Grupo Verde, lançado há alguns dias.
O presidente do Banco do Brasil, Fausto Ribeiro, esteve à frente da BB Consórcios até março de 2021. Ele se diz orgulhoso de pensar em tantas inovações que saíram da imaginação de colegas e melhoraram a vida de milhões de brasileiros.
“A cada nova ideia que me é apresentada, torço muito para que um dia ela se transforme em uma dessas histórias que temos orgulho de contar, em uma mudança de paradigma que resulta em mais conforto, tranquilidade e possibilidades de sonhar e realizar dos nossos clientes.”
O atual presidente da BB Consórcios, Marcel Kitamura, é parceiro no entusiasmo. “Temos muito orgulho de levar em frente, todos os dias, essa ideia dos colegas dos anos 60, sempre buscando por novas maneiras de encantar o cliente e mostrar que basta ele sonhar, que o Banco do Brasil vai ajudá-lo a transformar seus desejos em realidade.”
E você? Conhece outras histórias em que a criatividade resultou em um novo produto, processo ou paradigma no mercado bancário? Então, conte aqui nos comentários.
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