O Banco do Brasil, por meio do seu Centro Cultural – CCBB, investe na promoção, incentivo e divulgação de diferentes manifestações artístico-culturais voltadas aos mais diversos públicos. Com quatro unidades – localizadas em Belo Horizonte, Brasília, Rio de Janeiro e São Paulo – e uma série de programações digitais, contribui para democratização da cultura, formação de público e preservação da memória no País.

São mais de 30 anos de atuação, com 100 milhões de visitas e mais de 4.500 projetos realizados, o que consolida o CCBB como um dos principais centros culturais no cenário brasileiro, com reconhecimento de alcance internacional.

Artes cênicas, cinema, exposição, música, palestras, seminários e arte-educação compõem a programação regular do CCBB, por meio da qual uma diversidade de eventos de reconhecida qualidade é oferecida à população gratuitamente ou a preços acessíveis. 

#CCBBemCASA – tecnologia e cultura propiciam entretenimento de qualidade com segurança

Em março de 2020, diante dos decretos de suspensão de atividades presenciais no País como controle à propagação do novo coronavírus, foi criado o #CCBBemCASA, desenvolvido para levar arte, cultura e entretenimento às pessoas com conteúdos digitais exclusivos da programação dos CCBBs. 

Visitas virtuais pelos prédios e exposições, mostras de cinema on-line, lives shows, catálogos digitais, detalhes e curiosidades sobre os projetos podem ser conferidos na tela do seu computador ou celular. Tudo para que esse período de mais cuidado e recolhimento seja mais leve e seguro, com o aconchego da arte e da cultura.

E, mesmo após a retomada das atividades presenciais nos CCBBs, o #CCBBemCASA terá lugar para os apreciadores da programação digital. As atividades virtuais serão  mantidas! Elas ampliam o alcance e o acesso à programação dos quatro Centros. Agora, quem ama o CCBB e não pode estar sempre por perto pode desfrutar de variada programação onde quer que esteja. 

#CCBBemCASA 

Já imaginou fazer uma visita completa ao Egito antigo, em uma exposição que te leva a conhecer a magia dos rituais, dos faraós e seus sarcófagos? Já imaginou utilizar a tecnologia para entrar nas salas e observar tudo como se estivesse, verdadeiramente, lá?  

É isso que o #CCBBemCASA te proporciona, a oportunidade de entrar em exposições, espaços e museus e consumir arte da forma e no horário que você quiser. É simples, interessante e acessível! 

Também é possível curtir um tour virtual guiado aos Centros Culturais das quatro capitais para conhecer a arquitetura, o interior e a história de cada CCBB. Faça o passeio virtual pelo Google Arts & Culture:

São Paulo

Rio de Janeiro

Belo Horizonte

Brasília

Além disso, pode-se ouvir personalidades importantes no projeto “Com a palavra”. Nele, um artista convidado conduz uma visita a uma exposição a partir do seu ponto de vista. Você pode, por exemplo, acompanhar o rapper brasileiro GOG comentando a exposição do pintor americano Jean-Michel Basquiat. 

O CCBB Educativo também ganhou sua versão digital. O #CCBBeducativoEmCasa consiste numa plataforma de conteúdos que visam estimular a experiência, a criação e a reflexão por meio de processos pedagógicos, artísticos e curatoriais e que podem ser acessados de dentro de casa e compartilhados com toda a família. Acesso às atividades: ccbbeducativo

Mais sobre a história do CCBB

O CCBB é uma rede de espaços culturais mantidos pelo Banco do Brasil presente em quatro capitais brasileiras:  Belo Horizonte, Brasília, Rio de Janeiro e São Paulo.

A primeira unidade foi inaugurada no Rio de Janeiro, em 1989, e rapidamente se tornou referência na disseminação cultural para a população. São mais de trinta anos de história. E olha que dado maravilhoso de um estudo feito no Reino Unido: o CCBB do Rio é umas das instituições culturais mais visitadas do mundo. E, no ranking, liderado pelo Museu do Louvre, em Paris, o CCBB RJ é o espaço cultural mais visitado do Brasil.  

Em 2000, veio o CCBB de Brasília, instalado em um edifício projetado por ninguém menos que Oscar Niemeyer. E tem dado interessante aqui também, o Centro Cultural de Brasília é o terceiro mais visitado do País, colocando a Capital na rota da cena artística nacional e internacional. 

O terceiro a ser aberto foi o CCBB São Paulo, em 2001. Ele fica em um edifício histórico do centro, o que facilita o acesso do público. O local foi lançado com o objetivo de impulsionar a cena cultural paulistana e mudar a relação da população com o centro da cidade. 

O caçula da turma é o CCBB de Belo Horizonte. Fundado em 2013, é uma parceria do BB com o Governo do Estado de Minas Gerais. O espaço faz parte da história de BH, integrando-se ao Circuito Liberdade, que transformou a Praça da Liberdade em um Complexo Cultural. 

Aproveite para conhecer as programações e curta Cultura nos CCBB! 

Este conteúdo foi útil

Comentários:

Seu e-mail não vai aparecer no comentário.

Carregando Comentários...