O Banco do Brasil marcou presença na 28ª Conferência das Partes, em Dubai, nos Emirados Árabes. O evento, que aconteceu entre 30 de novembro e 12 de dezembro de 2023, reuniu especialistas e líderes mundiais para tratar sobre as mudanças climáticas. Os representantes discutiram quais medidas serão tomadas a fim de mitigar os impactos ambientais em âmbito global.

Considerado um dos bancos mais sustentáveis do mundo, o BB realizou três acordos com ações que fomentam a bioeconomia na intenção de gerar resultados mais socioeconômicos ao Brasil, sem prejudicar os recursos naturais.

Os protocolos foram assinados pelo Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima visando ao fomento da bioeconomia no país; pelo Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional para o desenvolvimento da sociobiodiversidade na Amazônia; e pela empresa Natura em prol do avanço da bioeconomia na região amazônica.

Demonstrando como tais iniciativas impactam positivamente a crise climática, o Blog BB preparou um artigo que explica a potência por trás do desenvolvimento sustentável diante dos benefícios da bioeconomia. Confira!

O que é bioeconomia?

Já imaginou se fosse possível aliar sistemas biológicos e recursos naturais a novas tecnologias com o intuito de promover produtos e serviços e preservar o meio ambiente? Pois é dessa forma que a bioeconomia funciona.

Essa inovação proporciona uma economia mais sustentável ao produzir uma variedade de produtos sem agredir a natureza. Isso inclui alimentos, medicamentos, energia e materiais, como vacinas, cosméticos, biocombustíveis, bioplásticos, animais, entre outros.

A bioeconomia se mostra um caminho promissor para proteger o ecossistema e garantir que as próximas gerações não sofram com insegurança alimentar, escassez de água, secas extremas, aumento de inundações e até mesmo o surgimento de mais pandemias e doenças infecciosas.

Bioeconomia na COP28: os acordos assinados

Com foco na sustentabilidade do presente e do futuro, o Banco do Brasil assinou os seguintes protocolos.

Como a bioeconomia pode contribuir para o desenvolvimento sustentável?

Ser responsável por quase 20% da fauna e flora do planeta dá ao Brasil uma vantagem muito competitiva. E, como a bioeconomia estimula uma economia verde, de baixo carbono e inclusiva, torna-se ideal à conciliação de resultados socioeconômicos com a preservação ambiental.

Entretanto, a implementação da bioeconomia para o desenvolvimento sustentável só será bem-sucedida caso os governos, o setor privado e a sociedade civil estejam integrados e busquem garantir práticas equitativas e ambientalmente responsáveis.

Não à toa, a sustentabilidade está na razão de ser do BB. A sua atuação e os seus programas transformam a vida dos brasileiros diariamente ao mesmo tempo que apoia os clientes na transição de um portfólio mais verde.

Incentivar essa mudança socioambiental resultou no lançamento dos 12 compromissos para um mundo mais sustentável, incluindo metas até 2030 que estão alinhadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU.

O BB também promove boas práticas e soluções de baixo carbono, verdes e inclusivas por meio da Agenda 30 BB, na qual clientes são direcionados a uma gestão mais adequada dos recursos naturais, ao respeito aos direitos humanos e à geração de valor para a sociedade e o meio ambiente.

Blog BB Recomenda 

Que tal adotar práticas sustentáveis e começar, dentro da sua casa, as mudanças que podem contribuir para o meio ambiente? O Blog BB separou dicas imperdíveis. Confira!

O perfil Verdes Marias mostra sete ideias fáceis e sustentáveis.

Já o Nikolas mostra como utilizar na jardinagem itens que seriam descartados.

E a Marina Helou explica, de forma bem simples, o que é sustentabilidade e desenvolvimento sustentável.

Leia também:

Entenda o que são as práticas ASG

Saiba o que é economia verde e por que precisamos dela para um futuro sustentável 

Moda sustentável e consumo consciente 

ASG ou greenwashing? Como separar o joio do trigo 

Comentários:

Seu e-mail não vai aparecer no comentário.

Carregando Comentários...