Ser dona do próprio negócio pode ser libertador. Muitas pessoas, inclusive, gostam bastante da sensação de conseguirem gerenciar suas demandas da forma que julgam melhor. Mas, quando se é uma mulher empreendedora, esse autogerenciamento pode acabar desencadeando estresse e ansiedade. Daí o que era um sonho, acaba virando um pesadelo.

De acordo com uma pesquisa realizada pela Troposlab, a população feminina é a que mais sofre mentalmente dentro do empreendedorismo. São 28,5% de mulheres empreendedoras com sintomas de ansiedade, contra 22,2% dos homens. Além disso, elas também sofrem mais com a depressão: 10,4% de mulheres relataram que lidam com a doença, contra 3,4% dos homens.

Para trazer luz a esse assunto e construir um guia com dicas sobre como cuidar da saúde física e mental enquanto se gerencia um empreendimento, o Blog BB entrevistou a empreendedora Zica Assis, que é cofundadora e sócia do Instituto Beleza Natural e cuida do próprio bem-estar há 30 anos.

Banner com mulher negra e triangulo azul do lado direito. Na esquerda texto:

Conheça a Conta PJ Digital 

Crédito exclusivo e mais vantagens para sua empresa. 

Botão: Quero saber mais

Saúde feminina e negócios: como encontrar o equilíbrio? 

De acordo com Zica, o seu empreendimento nasceu como uma resposta ao racismo que sofreu quando começou a trabalhar, ainda aos nove anos, cuidando de uma outra criança de apenas cinco. “Associavam o meu cabelo à sujeira e eu não aceitava isso. Só que, para eu entrar nessa casa, eu tive que cortar e alisar o meu cabelo, que era black power. Não queriam que eu entrasse na casa nem com o meu cabelo preso”.

Aos 21 anos, após participar de um curso de cabeleireira, Zica se apaixonou pela profissão e, a partir disso, teve a ideia de fabricar algo para valorizar a sua coroa: os próprios cabelos. Dez anos se passaram e, após realizar muitos testes nela e no irmão, e ouvir diversos nãos, finalmente conseguiu patentear o produto.

Em 1993, em sociedade com o marido, o irmão e uma amiga, os quatro empreendedores negros, sabendo o que os seus clientes queriam, abriram o primeiro salão em uma pequena casa de mais de 100 anos. Hoje, o Instituto Beleza Natural é a maior rede brasileira especializada em cabelos crespos, cacheados e ondulados do Brasil.

Segundo Zica, “é uma luta diária para manter este equilíbrio e não afetar a saúde física e mental”. Por isso, é preciso partir de algum lugar, com um planejamento de rotina bem-estruturado. Para iniciar essa tarefa, confira as dicas a seguir:

– Fortaleça seus vínculos sociais 

O caminho do empreendedorismo muitas vezes pode ser solitário. Algumas mulheres optam por trabalhar em casa para cuidar da família ou até mesmo por questões econômicas, e podem perder o convívio social, contato que um trabalho regular muitas vezes proporciona.

Prezar pelos vínculos e criar uma rede de conexões aplaca parte dessa solidão e proporciona proximidade com outras pessoas que vivem em situação semelhante. Além disso, ter contatos traz novas experiências e aprendizados, além de abrir portas para o seu negócio.

Se você não sabe muito bem por onde começar a criar essas conexões, uma boa ideia é frequentar palestras e workshops voltados para a sua área. Dependendo do seu tipo de empreendimento, também é possível ir a feiras e conhecer mais de perto o trabalho de outras pessoas para se inspirar.

É importante ressaltar que você precisa, sim, cuidar do seu negócio. Mas são as pessoas que você ama que estarão ao seu lado no final do dia, durante as férias e quando você precisar de alguém com quem contar. Por isso, nunca se esqueça de sempre cultivar esses vínculos.

Zica reforça a importância de encontrar um equilíbrio: “Eu me cuido, faço exercícios diariamente, leio muito. Estou sempre com a minha família e os meus netos, que são a minha razão de viver”.

Banner com fundo azul. Mulher de braço cruzado do lado direito. No centro QRCode. Do lado esquerdo título:

Conheça o benefício BB empresas

O programa no qual a sua empresa acumula pontos que viram benefícios. 

Botão: Quero saber mais

– Cuide de você 

Busque ter organização pessoal para definir o seu horário de trabalho de forma que você possa incluir algumas pausas durante o dia para descansar e se alimentar adequadamente. Como quem faz a sua agenda é você, existe a tentação de querer mudar o horário de trabalho conforme a sua necessidade. Mas que tal tentar estipular uma hora fixa para começar e terminar o seu expediente todos os dias, deixando para mudar somente quando for realmente necessário?

Lembre-se de que além de se organizar para conseguir conciliar as demandas pessoais com o trabalho, é importante reconhecer que quanto melhor você cuidar da sua vida fora do trabalho, mais apta estará para gerir o seu negócio.

Por isso, se é algo que lhe faz bem e você gosta, vale a pena pensar em ter uma rotina que envolva cuidados com os cabelos, o corpo, a pele… Encontre um momento para se dedicar e desfrute desse momento. Você pode se mimar!

Zica, cujos produtos são voltados para o cuidado com os cabelos, sabe a importância de cuidar da autoestima: “A minha história de empreendedorismo nasceu do meu autocuidado, né? Foi buscando como deixar os meus cabelos mais bonitos, sem perder a originalidade da forma deles, que nasceu o Beleza Natural. A mulher negra se empoderou e assumiu o seu cabelo, sem perder a sua originalidade. O nosso cabelo é a nossa coroa! É poder, é autoestima! Mais do que produtos e serviços, é autenticidade e autocuidado”.

Mas, para além disso, o cuidado pessoal também envolve estar em dia com os exames que visam a saúde da mulher, tirar um tempo para investigar algo que precisa de atenção, fazer exercícios físicos com regularidade, manter a casa e o seu espaço pessoal em ordem, e tudo o mais que lhe faça bem.

Outro ponto importante é que a saúde financeira também deve ser considerada e preservada. E o BB tem a ferramenta certa para ajudar a cuidar do seu dinheiro e da sua empresa: o Painel PJ, uma plataforma gratuita dentro da Conta PJ na qual você tem acesso a diversos serviços, como auxílio à gestão do fluxo de caixa, informações sobre vendas, boletos, planejamento financeiro para as Micro e Pequenas Empresas, e muito mais. Tudo de forma simples e intuitiva.

Banner com rosto de mulher negra no canto direito. Do lado ao esquerdo texto:

Tudo sobre o seu negócio em um só lugar 

Acesse o Painel PJ e tenha acesso a todas as informações da sua empresa. Fluxo de caixa, gestão de vendas, marketplace e muito mais. 

Botão: Baixar o painel PJ

– Invista em autoconhecimento 

Tão importante quanto olhar para a saúde física e financeira, é cuidar da parte psicológica. Conhecimento é poder, ou seja, quando mais você souber sobre si, mais ferramentas terá para lidar com as adversidades que surgirem. Ler livros, assistir vídeos e ouvir podcasts também ajuda no caminho para o autoconhecimento. Mas, se você puder, que tal fazer terapia psicológica?

A terapia é para todas e todos. Ela fornece instrumentos para aproveitar a vida de uma forma mais plena e descomplicada, ajudando em questões como ansiedade, depressão, falta de foco e dificuldade de lidar com situações adversas.

Entender a sua história e valorizar o lugar de onde veio também é peça fundamental no autoconhecimento. Zica reconhece o quanto é cansativo lutar o tempo todo e explica: “Quando se é uma mulher preta, fica tudo mais difícil, porque a gente lida com o preconceito por ser mulher e ainda tem o racismo, o que torna o processo mais complicado. A gente precisa provar o tempo inteiro que tem condições de realizar algo, porque as pessoas sempre duvidam da nossa capacidade. Não temos o direito de ter dúvida”.

– Organize e priorize o que é importante 

Quando uma mulher decide algo e faz acontecer, nada pode pará-la. Esse é o poder do empreendedorismo feminino. Mas se tudo vira prioridade, fica difícil focar no que é realmente necessário.

Nesse ímpeto, às vezes é preciso dar alguns passos para trás, tomar distância e enxergar a situação de longe. Pare, pense e analise: o que é, de fato, importante? Olhar para os prazos ajudará você a se organizar melhor.

Faça uma análise sobre entregas e veja se é possível terminar tudo dentro do estipulado ou se precisa de mais tempo. Anote em um caderno, uma planilha, um aplicativo, ou o que melhor funcionar para você.

Zica lembra que “a maioria das mulheres tem que conciliar trabalho, casa, família e estudos. E para ter o próprio negócio é preciso muita disposição e garra para dar conta de tantas atividades”. Por isso, pare, respire e se organize. Nem sempre as coisas vão sair conforme o planejado, e lidar com esses momentos também faz parte do empreendedorismo.

 – Evite tarefas que vão atrapalhar o seu planejamento 

Dizer não é difícil, mas é um exercício que precisa ser praticado diariamente e aprimorado com o tempo. É sobre estabelecer limites para os outros e para si, além de ser uma das melhores atitudes que você pode fazer em nome da sua saúde mental e do seu bem-estar.

Entender o poder do não também está ligado ao delegar. É aceitar que você não precisa ser uma supermulher. Então, delegue tarefas sempre que possível, ainda que a outra pessoa não faça exatamente do seu jeito. Muitas vezes é preciso renunciar a um certo controle para conseguir cuidar do todo.

Zica aconselha: “Primeiro, saiba pedir ajuda! E não estou falando só em dinheiro, estou falando sobre entender as nossas dificuldades e procurar pessoas ou instituições que nos ajudem a passar por elas”.

Para finalizar, ela pontua: “Estudar também é importante, porque é preciso ter conhecimento primeiro para fazer o que você quer dar frutos, e isso dá segurança para seguir. Se torne especialista. A mulher, quando sonha, ela precisa falar, não deixar só no papel. Eu recebi vários nãos, mas não desisti. Depois disso, tudo acontece!”

– Conheça o Mulheres no Topo

O Banco do Brasil imagina mais Zicas no topo, por isso criou o Mulheres no Topo, um espaço que fornece as ferramentas necessárias para que as mulheres empreendedoras possam crescer e alcançar ainda mais sucesso nos seus negócios, como capital de giro, financiamento, investimento, além de ofertas imperdíveis para você e para a sua empresa.

Para conferir as vantagens e os benefícios exclusivos para todas as mulheres empreendedoras, acesse: bb.com.br/mulheres-no-topo. E se você está pensando em iniciar o seu próprio empreendimento e ainda não sabe como, clique aqui e confira dicas sobre como começar um negócio.

Banner com fundo rosa com foto da Mazé, Zica, Ana e Lívia no canto direito. Do lado esquerdo título:

Mulheres no topo

A gente sonha junto, pra você chegar aonde quiser. 

Botão: Saiba mais

E então, está pronta para cuidar da sua saúde e da sua carreira como uma empreendedora bem-sucedida? Aproveite para compartilhar esse post com amigas e familiares que são mulheres incríveis como você!

Leia também: 

O poder do empreendedorismo feminino 

Como empreender? Dicas para começar um negócio 

Organize as finanças da sua empresa. Conheça o Painel PJ 

Como conseguir empréstimo: 8 dicas para colocar em prática 

Como melhorar minhas finanças? 

Educação financeira: dicas para começar  

Comentários:

Seu e-mail não vai aparecer no comentário.

Carregando Comentários...