Se você pudesse resumir em poucas palavras, como definiria o termo sustentabilidade? Equilíbrio? Preservação? Desenvolvimento sustentável? De certa forma, todas essas palavras estão relacionadas quando falamos de viver em um mundo mais consciente e menos poluído.
Esse tema tem ganhado espaço entre empresas, governos e sociedades nos últimos anos, especialmente por causa das emergências climáticas cada vez mais frequentes e do entendimento de que é possível promover o desenvolvimento econômico sem esgotar as fontes do planeta, respeitando as pessoas e o meio ambiente. No Banco do Brasil, não é diferente.
Há duas semanas, o BB se tornou embaixador de três movimentos ligados ao Pacto Global da Organização das Nações Unidas (ONU) no Brasil: Elas Lideram 2030, Raça é Prioridade e Salário Digno. Os projetos promovem ações de equidade racial e de gênero, trabalho decente e crescimento econômico.
O BB e suas atribuições como embaixador
Ao se tornar embaixador desses três movimentos do Pacto Global da ONU, o BB assume um compromisso público com a subsequente apresentação de metas concretas para a promoção das seguintes áreas: equidade racial e de gênero, trabalho decente e crescimento econômico. Todas estão alinhadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), metas globais estabelecidas pela ONU em 2015.
Na prática, funciona assim: quando uma empresa se torna embaixadora do Pacto Global em um determinado segmento, ela deve traçar planos, metas e ações para atingir os objetivos nos quais estão inseridas. Ou seja, é preciso mergulhar naquela área para propor soluções que possam impactar positivamente toda a instituição em determinadas áreas de atuação.
No caso do BB, ele atuará nos seguintes movimentos:
- Elas Lideram 2030: atrelado ao ODS 5 da ONU (Igualdade de Gênero), esse movimento busca ajudar as empresas a atingirem metas de equidade de gênero.
- Salário Digno: ligadas ao ODS 8 (Trabalho Decente e Crescimento Econômico), as ações vinculadas a esse projeto buscam garantir 100% de remuneração justa para funcionários e funcionárias, incluindo operações, contratados ou terceirizados, além de engajar toda a cadeia de suprimentos.
- Raça é Prioridade: esse movimento trabalha para que mais pessoas negras, indígenas, quilombolas ou pertencentes a outros grupos étnicos sub-representados assumam cargos de liderança até 2030, de acordo com o ODS 10 (Redução de Desigualdades).
Banco do Brasil na ONU
Na esteira dos novos compromissos assumidos junto ao Pacto Global da ONU no Brasil, a presidenta do Banco do Brasil, Tarciana Medeiros, desembarcou em Nova Iorque na última semana para apresentar o que a instituição está fazendo com o intuito de promover a sustentabilidade dentro e fora do BB.
Em 14 e 15 de setembro, ela participou do evento SDGs in Brazil, na sede da ONU, onde foram debatidos o avanço dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e assuntos relacionados à Agenda 2030, como direitos humanos, meio ambiente e governança.
Em um dos painéis do evento, a presidenta abordou as questões de gênero e raça, bem como os desafios e as oportunidades rumo à inclusão da liderança. “Falamos um pouco sobre como os direitos humanos e as políticas afirmativas de equidade e diversidade precisam estar, cada vez mais, no foco de governos e empresas, numa agenda ASG global”, afirmou Tarciana.
All Amazônia
Ainda no contexto desses encontros internacionais, o BB promove a ação All Amazônia, um movimento que busca mobilizar a preservação do bioma considerado um dos berços da biodiversidade do planeta, sem deixar de respeitar as tradições, os costumes, as pessoas e vivências.
A ação contará com um manifesto audiovisual, que será exibido em telões na Times Square, um dos pontos mais movimentados da cidade. Outro cartão postal nova-iorquino, o Central Park, receberá um show de grandes artistas brasileiros. Batizado de Pororoca (nome alusivo ao encontro das águas doces com as correntes do oceano), o evento promoverá a conscientização global por meio da música brasileira.
Para saber mais sobre as ações do BB na área de sustentabilidade e acompanhar o movimento All Amazônia, acesse sustentabilidade.bb.com.br.
Leia também:
Entenda o que são as práticas ASG
Saiba o que é economia verde e por que precisamos dela para um futuro sustentável
Moda sustentável e consumo consciente
ASG ou greenwashing? Como separar o joio do trigo
Quer se engajar na carreira? Conheça dez profissões que ajudam o meio ambiente
Comentários:
Carregando Comentários...