Pode ser que você já tenha ouvido falar sobre desenvolvimento econômico sustentável, sustentabilidade financeira e responsabilidade ambiental, mas sabe o que isso significa de verdade? As práticas ASG, que representa Ambiental, Social e de Governança, são aquelas que guiam empresas no mundo todo em direção a esses objetivos.
O Blog BB entende que tudo isso é muito teórico, e, às vezes, fica difícil entender os impactos no dia a dia, né? Hoje o Blog quer sair da teoria e mostrar as metas práticas, assim você poderá conhecer de perto as ações que fazem o Banco do Brasil ser um dos bancos mais sustentáveis do planeta.
O que é ASG?
Também conhecida como ESG, em inglês, a sigla representa ações mais responsáveis que organizações podem adotar para um desenvolvimento pautado em sustentabilidade, responsabilidade social e transparência em governança.
Além de ser uma demanda atual do mercado, os consumidores também passaram a cobrar das empresas a adoção de condutas mais igualitárias, que priorizem um impacto menor no meio ambiente e contemplem a diversidade de gênero.
Dentro desse conceito, empresas guiam as suas ações fundamentadas na transparência, equidade e preocupação com o impacto social.
Conheça as ações práticas do BB
Falar sobre sustentabilidade pode ser abstrato, afinal, são diversos termos diferentes e metas que mais parecem sonhos do que realidades tangíveis. Portanto, o BB criou um plano de ação voltado a um futuro sustentável. O Plano de Sustentabilidade – Agenda 30 BB conta com 47 ações e 100 indicadores destinados a contribuir para a geração de negócios sustentáveis e o aprimoramento de práticas ASG.
No âmbito ambiental, as ações ASG do Banco do Brasil florescem em iniciativas eco conscientes, semeando práticas que preservam o planeta. Nesse ciclo, o compromisso ambiental predomina, beneficiando o BB e toda a comunidade.
Algumas dessas ações ambientais são as seguintes:
• Implementação de iniciativas que fortaleçam a atuação do BB no mercado de crédito de carbono.
• Emissão de títulos de crédito sustentáveis.
• Ampliação do saldo de produtos de investimentos sustentáveis.
• Incorporação de critérios ASG no desenvolvimento de produtos e serviços bancários.
• Revisão do processo de crédito do BB sob a ótica do risco social, ambiental e climático.
• Apoio no combate ao desmatamento e na implementação de ações que promovam a preservação ambiental.
No âmbito de governança, as ações ASG do BB olham para dentro. O objetivo é explorar um modelo de negócio que seja sustentável a longo prazo, no qual cada escolha impactará o presente e também o futuro. Além disso, busca viabilizar o progresso econômico de forma justa, inclusiva e responsável.
Algumas dessas ações de governança são as seguintes:
• Fortalecimento de práticas de comunicação e marketing ético e responsável.
• Aprimoramento de processos e iniciativas que contribuam para a gestão de dados e informações ASG.
• Mensuração dos impactos externos socioambientais e econômicos dos produtos, dos serviços e das atividades do BB.
• Fortalecimento da gestão e das práticas de prevenção e combate à lavagem de dinheiro, ao financiamento do terrorismo, ao financiamento da proliferação de armas de destruição em massa, à corrupção e à evasão fiscal.
• Fortalecimento da cultura da sustentabilidade no relacionamento com os clientes por meio do engajamento e da capacitação dos funcionários em produtos/serviços ASG.
• Adequação da governança corporativa do BB às melhores práticas de mercado.
Social: Diversidade, Equidade e Inclusão
Quando falamos de desenvolvimento sustentável, nós também falamos de pessoas. Elas estão inseridas no âmbito social dentro das práticas ASG. O aspecto social abrange o compromisso e impacto das empresas nas relações com funcionários, comunidades, clientes e sociedade em geral. Além disso, tratamos aqui de um assunto extremamente importante hoje em dia: equidade, diversidade e inclusão.
Promover um ambiente de trabalho justo e inclusivo onde as pessoas se sintam bem, acolhidas e tenham acesso a todas as oportunidades, independentemente de como começaram, são a base para a promoção de ambientes mais diversos, equitativos e inclusivos.
Diversos estudos mostram os benefícios da diversidade nas empresas. Essas vantagens podem ser reconhecidas como fatores positivos tanto para a sociedade em geral quanto para as organizações que as adotam. Segundo uma pesquisa da Harvard Business Review, organizações inclusivas estão 50% mais inclinadas a tomarem decisões melhores, e 36% dessas empresas têm uma probabilidade maior de alcançar uma lucratividade acima da média. Todo mundo ganha.
Diversidade
A palavra diversidade significa um conjunto variado, multiplicidade. No contexto corporativo, isso significa a representatividade de vários grupos de diferentes características sociais, biológicas e culturais em todos os ambientes e níveis das organizações, sejam internos, sejam externos.
Equidade
A equidade propõe a criação e promoção de ambientes inclusivos e equitativos. Isso garante que todas as pessoas de determinada empresa tenham a oportunidade de participar, prosperar e se beneficiar de forma justa e igualitária.
O objetivo é garantir a promoção da justiça social e ter certeza de que todas as pessoas têm acesso às mesmas oportunidades.
Inclusão
No âmbito ASG, a inclusão fala sobre a criação de uma cultura organizacional que promova ambientes diversificados, acessíveis e justos, onde todos possam se sentir respeitados e reconhecidos.
A aplicação dessas práticas garante que as pessoas tenham acesso a ambientes que respeitem e promovam a diversidade, equidade e respeito, mas também promova um sentimento de pertencimentos e sensação de acolhimento. É a criação de um lugar onde todos se sintam vistos, ouvidos e respeitados.
Metas e ações do BB em Diversidade, Equidade e Inclusão
Mas o que todos esses termos significam, na prática, no BB? O Banco do Brasil conta com diversas ações e parcerias que integram o compromisso de lideranças mais diversificadas e inclusivas. Conheça algumas das ações e metas.
• Aprimorar os processos de recrutamento e seleção de talentos com foco na diversidade.
• Promover a diversidade no ambiente de trabalho.
• Alcançar 30% de mulheres em cargos de liderança em 31/12/2025.
• Alcançar 30% de pretos, pardos, indígenas e outras etnias sub-representadas em cargos de liderança em 31/12/2025.
• Definir e divulgar a meta para ampliação de Pessoas com Deficiência (PcD) no quadro funcional até 30/6/2024.
• Definir e publicar a meta para ampliação/ascensão de mulheres em cargos de gerência júnior, gerência média, gerência de alta gestão e tecnologia (Stem) até 31/12/2024.
Essas são apenas parte das ações do Banco do Brasil. Quer conhecer outros programas de diversidade? Dê uma olhada aqui e veja como o BB atua para a criação de um banco mais diverso.
Gostou do conteúdo? Conte ao Blog BB quais ações são importantes na criação de um mundo mais sustentável para você.
Blog BB Recomenda
Quer saber mais sobre diversidade? O Vinícius Antunes listou três motivos para promover essa prática no seu negócio. Já a ONU Brasil mostra, na prática, o impacto da diversidade nas empresas.
O canal Base também explica um pouco mais o significado do termo ASG.
Leia também:
Entenda o que são as práticas ASG
Mundo sustentável: 12 compromissos do Banco do Brasil com a sustentabilidade
Saiba o que é economia verde e por que precisamos dela para um futuro sustentável
Comentários:
Carregando Comentários...