Como serão os bancos no futuro? A maneira que as pessoas se relacionam com o setor financeiro vai ser a mesma daqui a 10 ou 20 anos? Haverá bancos da forma que existem hoje?

As respostas para todas essas perguntas acabam passando pela evolução de serviços financeiros integrados, inovadores e personalizados. Com o avanço de tecnologias como o Banking as a Service (BaaS) é possível levantar algumas hipóteses para os próximos anos.

Neste quarto texto da série sobre o BaaS, tecnologia que está revolucionando a relação das pessoas e empresas com o sistema financeiro, o Blog BB aborda as mudanças que estão acontecendo no setor e as perspectivas de futuro diante dos avanços impulsionados pelo Banking as a Service. Confira!

Como o BaaS está mudando o sistema financeiro?

O Banking as a Service tem uma premissa: tornar as transações e demandas por serviços financeiros mais simples para os usuários. Ou seja, fazer com que as experiências de consumo de produtos e serviços sejam descomplicadas, especialmente aquelas que dependem de algum tipo de serviço financeiro para funcionarem ou serem concluídas.

As empresas usuárias desse novo modelo em seus negócios entendem que, por meio de tecnologias e As empresas que adotaram esse novo modelo em seus negócios entendem que, por meio de tecnologias e parcerias com outras instituições, é possível oferecer serviços financeiros de maneira simples, trabalhando assim em seu core business, ou seja, naquilo que mais importa ao negócio

Hoje, o mercado de serviços atrelado ao Banking as a Service já é bastante expressivo. Segundo dados da Future Market Insights (FMI), a expectativa é de que em 2031 o BaaS fature cerca de US$ 12,2 bilhões, o que significa crescimento de 15,7% ao ano.

Entre as principais empresas que já atuam com soluções de BaaS, estão gigantes de seus setores. A Apple, referência do setor de tecnologia, é outra empresa que já está oferecendo serviços financeiros por meio do BaaS.

Em 2019, a companhia norte-americana lançou o Apple Card, uma espécie de cartão digital que já oferecia cashback e outras pequenas vantagens para seus usuários. Mas a marca da maçã não parou por aí. Em abril deste ano, a empresa lançou uma conta poupança que promete remuneração para os clientes que possuem o Apple Card. Para disponibilizar tais serviços financeiros, eles fecharam parceria com uma instituição financeira norte-americana de grande porte, o Goldman Sachs.

Outras empresas que atuam no Brasil, por exemplo Uber, iFood e Magazine Luiza, também já têm sOutras empresas que atuam no Brasil, como Uber, iFood, e Magazine Luiza, também já têm soluções financeiras para facilitar a vida de seus usuários e colaboradores e oferecem serviços como conta digital, financiamento de veículos, pagamento instantâneo, dentre outros. 

O que podemos esperar para o futuro?

É sempre um desafio arriscado fazer qualquer previsão de longo prazo para um setor tão dinâmico quanto o bancário. Novas ideias surgem o tempo todo como propostas de inovação, mas somente aquelas mais sólidas são capazes de se tornarem realidade. E esse processo demanda um certo tempo.

Entretanto, o BaaS já apresenta estimativas bastante promissoras. Dados da Market Research Future apontam que esse segmento deve crescer anualmente, em média, 15,4% até 2030.

Em uma pesquisa sobre o futuro da indústria bancária até 2030, a consultoria Deloitte destaca que as instituições que atuam no setor financeiro precisarão promover modelos de negócios flexíveis, adotando tecnologias emergentes em seus processos.  

“A tecnologia continuará sendo a propulsora do crescimento dos negócios e um ponto central para a entrega de uma ampla gama de serviços que garanta uma experiência do consumidor positiva e duradoura”, destaca um trecho do relatório.

Já a Gartner, outra empresa especializada em pesquisas de mercado, avalia que a popularização de produtos BaaS deve atingir seu pico até 2024, e que o Banking as a Service é uma das tecnologias com maior potencial de transformação do setor bancário nos próximos anos.

Ou seja, é praticamente unânime a avaliação dos pesquisadores: o Banking as a Service deve causar mudanças profundas na forma como as pessoas se relacionam com serviços financeiros – e, de alguma forma, com o próprio dinheiro.

É possível antecipar, ainda, que a integração de serviços em nuvem, a oferta de novos produtos e a personalização de opções aos consumidores serão variáveis importantes que empresas de todos os setores deverão manter sob constante atenção. Quem mergulhar nessas novas soluções vai estar na vanguarda dos serviços financeiros do futuro.

Portal Developers BB

As empresas que querem aproveitar ao máximo as oportunidades oferecidas pelo BaaS podem se tornar parceiras do Banco do Brasil e oferecer aos seus clientes as funcionalidades financeiras do BB em suas plataformas de forma fácil, rápida e escalável. Para isso, basta acessar o Portal Developers BB, um espaço exclusivo para os gestores de empresas e desenvolvedores de APIs bancárias.

O Portal, que já conta com mais de 30 mil usuários cadastrados e possui mais de 23 mil aplicações em produção, disponibiliza APIs de login, cobrança, débito automático, validação de contas, e muito mais. Além disso, os usuários têm acesso a um vasto material de apoio sobre a utilização das APIs, e contam com um time de especialistas para prestação de atendimento e suporte. Legal, né? Clique aqui e conheça o Portal Developers.  

Gostou deste conteúdo e quer saber mais sobre o Banking as a Service? Não deixe de conferir também os posts que falam sobre as definições gerais do BaaS, o que são e como funcionam as APIs, e quais as vantagens das APIs do BB.

Leia também: 

Open Banking, APIs e BB, tudo a ver 

APIs: o que são e a importância no Open Banking

Escolha os melhores investimentos com a API do BB 

Comentários:

Seu e-mail não vai aparecer no comentário.

Carregando Comentários...