Com mais de 200 anos de história, o Banco do Brasil está sempre inovando para oferecer soluções que façam a diferença e facilitem o dia a dia dos brasileiros. É por isso que, desde 2017, o BB compartilha com empreendedores de todo o país APIs financeiras que trazem vantagens muito interessantes para os negócios.  

A partir do Banking as a Service (BaaS), uma empresa de qualquer segmento que se torna parceira do BB pode oferecer a seus clientes produtos financeiros, como  BB Pay, Pix e débito automático, além da possibilidade de realizar transações como pagamento de boletos e de guias de consumo.  

É isso mesmo! Empresas de qualquer ramo que integram as APIs do BB aos seus sistemas passam a oferecer “serviços de banco” aos consumidores de forma fácil, rápida e escalável.  

Mas, afinal, o que são essas APIs?  

A sigla API é uma abreviação do termo em inglês Application Programming Interface, que traduzido para o português significa interface de programação de aplicação. Ela é o recurso que possibilita a comunicação entre sistemas diferentes. 

Para explicar melhor o termo API, podemos utilizar o exemplo do garçom. 

Quando vamos a um restaurante, interagimos com o garçom, certo? Ele nos entrega o cardápio, anota os pedidos, traz o que foi solicitado e ainda faz a cobrança da conta. 

E tudo isso sem que a gente tenha conhecimento do que acontece nos “bastidores” – sem que saibamos como é o funcionamento da cozinha, como são calculados os preços de cada prato, como o pedido é registrado no sistema do restaurante, e por aí vai. Nós não precisamos nos preocupar com ingredientes, preparação, envio do pedido ou, nem mesmo, em resolver qualquer dificuldade que possa acontecer.  

O garçom é como a “API do restaurante”, que interage com todas as áreas e as conecta com o cliente – atendendo suas necessidades e promovendo uma experiência que encanta. 

Um dos exemplos práticos mais famosos de API é o Google Maps, que pode ser integrado a diversos sites e aplicativos: o mapa e a informação de em quanto tempo vai chegar o seu Uber, por exemplo, são fornecidos pela API do Google Maps. Outro exemplo é o que acontece nos Stories do Instagram, que com a API de um streaming de música permite aos usuários compartilharem fotos e vídeos com as suas músicas preferidas. 

E quais são as APIs que o Banco do Brasil oferece?  

Atualmente o BB possui diversas opções de APIs para transação bancária. Por meio do Portal Developers BB, parceiros e desenvolvedores têm acesso a aplicações que se adequam a diferentes produtos, contextos ou serviços.  

Com a API de Validação de contas, é possível verificar se a conta corrente de um cliente do Banco do Brasil está ativa ou não, e também confirmar se o CPF ou CNPJ informado é do titular da conta. Com isso, a empresa evita o retrabalho de corrigir dados da conta de um cliente que foi incluída de forma errada em algum cadastro, por exemplo.  

Já a API BB Pay é a solução que permite à empresa receber valores por intermédio de diversos meios de pagamento. Ao se integrar com o BB Pay, o cliente pode habilitar qualquer tipo de pagamento para disponibilizar conforme a necessidade de seu negócio e da venda em questão. Se a empresa for uma loja online, por exemplo, o BB Pay oferece um ambiente totalmente seguro para pagamentos por Pix.  

E com a API Login BB os clientes do Banco podem acessar serviços em sites e aplicativos de parceiros utilizando as credenciais do BB (agência, conta e senha). Essa solução já é utilizada no portal gov.br, por exemplo. O BB tem milhões de correntistas com cadastros atualizados e confirmados, assim, a Login BB garante que aquele acesso é mesmo do usuário, oferecendo maior segurança para seu negócio.  

Outras APIs de transações bancárias disponíveis:  

Cobrança: permite receber recursos de uma oferta, proposta, venda ou serviço prestado.
Pix: permite configurar, verificar liquidação, consultar e devolver QR Codes gerados dinamicamente. 
Arrecadação Integrada ao Pix: permite gerenciar Qr Codes Pix integrados a guias não compensáveis relativas à prestação de serviços de arrecadação de tributos, taxas e impostos. 
Pagamentos em Lote: permite configurar, verificar liquidação, consultar e devolver. 
Autorização de débito automático: permite a confirmação da autorização do débito automático (recorrente) por parte de um cliente. 

Quais são as vantagens das APIs do BB? 

As APIs do Banco do Brasil se integram ao ambiente web da empresa (ou a um software de gestão, como um ERP), sem necessidade de conciliação manual, espera por processamento ou troca de arquivos. É bem prático. Além disso, as aplicações têm vantagens como:  

• Segurança – Acesso seguro para clientes e não clientes.  
• Alocação de equipe – É possível definir uma equipe para trabalhar na aplicação.  
• Testes – Ambiente exclusivo para testar as APIs. 

Como ter acesso às APIs do BB? 

Para utilizar as APIs do Banco do Brasil, basta acessar o Portal Developers BB. Veja como funciona: 

1º passo: crie uma aplicação no Portal Developers BB. 
2º passo: selecione uma ou mais APIs para utilizar. 
3º passo: faça testes no nosso Sandbox para ver se está tudo funcionando como deveria. 
4º passo: por fim, se tudo estiver certo, é só enviar a sua aplicação para produção. 

Importante: se você for um desenvolvedor, também pode fazer parte da comunidade BB. O Portal Developers BB oferece um ambiente único e exclusivo para o gerenciamento das suas APIs, contando com uma equipe preparada para te auxiliar, ambiente para testes de aplicações e segurança. Acesse a plataforma, cadastre-se e aproveite para participar do nosso fórum com técnicos, especialistas e gestores. 

Gostou deste conteúdo? Então continue acompanhando o Blog BB para não perder as próximas publicações sobre o tema.  

Leia também 

Open Banking, APIs e BB, tudo a ver 

APIs: o que são e a importância no Open Banking

Escolha os melhores investimentos com a API do BB 

Comentários:

Seu e-mail não vai aparecer no comentário.

Carregando Comentários...