Qualquer momento do ano serve para fazer reflexões e, quem sabe, trabalhar naquela boa e velha lista de metas e sonhos. 

Pode ser que seu objetivo para os próximos meses seja proteger você e quem você ama. Essa é uma escolha que passa pela vida financeira. 

Cuidar dos seus bens, fazer um planejamento e garantir que, para além da reserva de emergência, você tenha uma segurança maior em qualquer eventualidade é sempre uma boa ideia.

Por isso, vale considerar a possibilidade de contratação de um seguro.

Mas, antes de decidir qual será, é importante entender melhor o que é a apólice de seguro, parte fundamental do processo de compra desse produto financeiro. 

Independentemente da categoria escolhida, a apólice de seguro é o contrato que vai especificar todos os termos, condições e garantias envolvidos na transação. 

O que é seguro? 

Você já deve ter escutado por aí o ditado popular que diz “o seguro morreu de velho”. De fato, o seguro existe desde a antiguidade, e serve para proteger pessoas, organizações e projetos de determinados riscos e situações indesejadas. 

De acordo com a Confederação Nacional das Empresas de Seguros Gerais, Previdência Privada e Vida, Saúde Suplementar e Capitalização (CNSeg), essa proteção financeira chegou ao Brasil em 1808, juntamente com a abertura dos portos realizada por D. João VI. 

Sua implementação possibilitou a exploração de seguros marítimos, por meio da Companhia de Seguros Boa Fé, sediada na Bahia. Trata-se da primeira sociedade seguradora a funcionar no País. 

Sua chegada foi importante: afinal, antes da Boa Fé, em caso de naufrágio, quem pagaria pelo prejuízo?

Agora, os eventuais danos seriam indenizados pela empresa, de acordo com o que estava descrito no contrato, também conhecido como apólice.

O que é apólice de seguro 

Ok, infelizmente, o navio afundou. Então chegou a hora de acionar a companhia seguradora e receber reembolso pelo prejuízo sofrido.

É também o momento de responder diversas questões. No nosso exemplo, essas seriam as principais:

1. Em quanto tempo a transação econômica de compensação dos prejuízos deve ocorrer? 

2. O valor recebido é a soma de todas as mercadorias transportadas? 

3. Em caso de passageiros no navio, quem paga pelos prejuízos deles? 

Sim, quando o pior acontece, são muitas as perguntas que podem surgir sobre indenização, direitos e deveres do segurado e da seguradora. 

A apólice do seguro é o documento oficial que precisa trazer, de forma clara e precisa, respostas a todas as questões possíveis envolvendo a transação.

O que deve constar na apólice de seguro 

A apólice garante que o segurado, isto é, a pessoa ou empresa que adquiriu o serviço da seguradora, esteja ciente de todas as condições e riscos presentes no negócio. 

Também funciona para garantir que, caso seja acionada, a seguradora vai honrar o acordo estipulado. 

Existem informações essenciais que devem constar nas apólices de seguro: 

Informações gerais

Dados do segurado e da seguradora, bem como os direitos e deveres de ambas as partes.

Com a quarta fase do Open Banking, o Open Finance, está cada vez mais fácil, prático e seguro obter e compartilhar tais informações entre instituições financeiras. 

Condições gerais 

Estipulam o que está sendo segurado e por quanto tempo. São as condições gerais que determinam o valor do prêmio, isto é, quanto o segurado efetivamente paga à seguradora para garantir a validade da apólice. Prazos e formas de pagamento também são incluídos. 

Condições específicas 

Se existe alguma particularidade no tipo de seguro, são necessárias cláusulas específicas no documento. Porcentagens de indenização para diferentes beneficiários, por exemplo, entram nessa categoria. 

Isso varia de acordo com o tipo de seguro e o tipo de apólice, mas o ideal é que tudo esteja descrito nos mínimos detalhes. 

Tipos de apólice de seguro

Existem muitas categorias de seguros, que podem ser adquiridos tanto por pessoas físicas quanto por empresas. 

Os tipos de apólice mais comuns, destinados a pessoa física, são: 

Seguro de vida

Esse talvez seja o mais conhecido. Ele é o que fornece indenização em caso de invalidez, incapacidade de trabalhar ou mesmo morte.

É possível incluir familiares que podem receber a indenização ou até mesmo serem assegurados em uma apólice familiar. 

Seguro de saúde 

Também muito contratado. A apólice de seguro de saúde garante indenização ou ressarcimento em caso de doença, necessidade de procedimentos médicos ou exames especializados. 

Seguro viagem

Viajar é maravilhoso! Mas as férias em família podem ficar ainda melhores com um seguro, que traz tranquilidade e garantia de apoio e indenização em casos de emergência no destino escolhido.

Seguro automotivo

A apólice automotiva garante que o veículo estará coberto em caso de furto, roubo, acidente com colisão e outras situações indesejadas. 

Seguro de bens pessoais 

Alguns bens pessoais, como smartphones e notebooks, são aparelhos que podem atiçar a cobiça de malfeitores.

Esses e outros dispositivos podem ser protegidos por meio de um seguro acionado em casos de roubo, extravio ou avaria. 

Quem pode ter uma apólice de seguro 

A resposta é: todo mundo! Não existem restrições para a contratação. 

Não importa se você é pessoa física, jurídica ou microempreendedor individual (MEI), sempre é possível encontrar um seguro que caiba no seu orçamento e proteja o que é mais valioso para você. 

Seja para bens e patrimônio, saúde ou viagem, a BB Seguros oferece soluções para tudo que você imaginar. Aliás, que tal fazer um teste e descobrir quão seguros estão você, sua família e seu negócio? 

Comentários:

Seu e-mail não vai aparecer no comentário.

Carregando Comentários...