O que a sigla API tem a ver com bancos? Tudo! Isso principalmente porque o modelo de compartilhamento de dados bancários entre instituições financeiras, o Open Banking, utiliza as APIs como forma de padronizar o trânsito de dados entre essas instituições.

Isso permitirá que clientes autorizem o compartilhamento de seus dados financeiros entre elas, em busca de melhor atendimento, condições negociais mais vantajosas e experiência de consumo personalizada. 

Imagine a seguinte situação: você compra um produto por meio de um aplicativo e, assim que finaliza a compra, precisa contatar o entregador para explicar como chegar ao seu endereço e fazer a entrega. Seria estranho, não? 

Então, como funciona na prática? O entregador também tem um app, no qual recebe as chamadas de entrega. Ao aceitar realizar uma delas, ele simplesmente clica no endereço e, pronto: o trajeto aparece na tela pra ele. Como? Por meio de uma API. AP o quê? Melhor explicar…

A sigla API significa Interfaces de Programação de Aplicação ou, em inglês, Application-Programming Interface.

É o elemento que liga os pontos, isto é, faz a conexão entre aplicativos.

As APIs são criadas a partir de padrões de programação, que permitem comunicar dados de uma fonte a outra.

Como você leu acima, a comunicação entre um app de entrega e um app que indica percursos serve de exemplo.

Mas, o que são padrões de programação? 

Os desenvolvedores podem criar APIs para interagir com sistemas externos.

E como eles fazem esta tarefa? Eles escrevem códigos para computador.

Tais códigos são traduzidos para uma determinada linguagem de computação e, conforme o objetivo que se deseja, geram os comandos ou instruções que um sistema deve executar.  

No caso do Open Banking, existe um conjunto de instruções para criá-los a fim de que funcionem de acordo com o objetivo.

E o objetivo, no caso dos bancos e outros participantes do sistema financeiro, é desenvolver soluções e serviços, oferecendo aos correntistas mais conveniência e autonomia na utilização de seu histórico financeiro.

“As APIs são as engrenagens que fazem o Open Banking funcionar. Os clientes não irão enxergá-las, nem precisam entendê-las, mas são elas que garantirão uma jornada simples e rápida quando eles quiserem, por exemplo, compartilhar seus dados entre as instituições com que se relacionam.
– Karen Machado,Executiva líder do Projeto Open Banking do Banco do Brasil

O Banco do Brasil criou, inclusive, um portal dedicado ao atendimento para parceiros desenvolvedores consumidores de APIs bancárias, o qual você pode conferir aqui. 

Vantagens das APIs no Open Banking

Com a chegada dos smartphones à vida das pessoas, a tecnologia tornou-se indispensável.

As mudanças de hábitos e modos de consumo, ou seja, no relacionamento com os bancos e demais participantes do mercado financeiro, despertam nos consumidores a necessidade de querer mais que um determinado produto, eles querem ferramentas práticas, seguras e personalizadas com o menor custo.

APIs do Open Banking, foto. Banco do Brasil

Assim, o uso das APIs no modelo Open Banking busca contemplar os desejos dos consumidores por meio de uma jornada com o mínimo de atrito possível.

E uma das primeiras vantagens que vem sendo apresentada é a possibilidade de as instituições participantes oferecerem – em maior escala – produtos ou serviços a clientes de outras instituições do ecossistema. 

Você possui uma conta em mais de um banco? Imagine poder conferir a situação de cada uma delas em único app? Essa é uma possibilidade que as APIs permitem ao realizar essa conexão bancária. 

APIs são poderosas soluções de conectividade para as empresas que buscam inovar produtos e seus negócios.

Mas, essencialmente, buscam melhorar a sua experiência como cliente e tornar a sua vida financeira mais simples, com liberdade e autonomia para tomar as melhores decisões.

Dúvidas? Manda um zap!

Para facilitar a compreensão sobre o Open Banking, o Banco do Brasil treinou seus serviços de inteligência artificial para ajudar você a esclarecer suas dúvidas sobre o tema.

O serviço disponível por WhatsApp e pelo Google Assistente, para clientes e não clientes do BB, simula uma conversa e traz uma série de informações com linguagem e conteúdo simples, como se fosse um bate-papo. Clique aqui e aproveite para conhecer.

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Quer saber mais sobre Open Banking? Corre lá no nosso artigo anterior.

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