O 30 de julho é lembrado mundialmente como Dia Internacional da Amizade. Claro, pode chamar de Dia do Amigo também, sem problemas. Anunciada oficialmente pela ONU (Organização das Nações Unidas) em 2011, durante a Assembleia Geral, a data foi idealizada pelo médico paraguaio Ramón Artemio Bracho (1924–2021).
Criador da Cruzada Mundial da Amizade, Bracho viu na campanha uma maneira de disseminar a cultura de paz e não violência.
O médico, que exerceu a profissão em comunidades rurais durante anos, escolheu 30 de julho como o dia para uma série de ações solidárias, sociais e culturais direcionadas aos mais vulneráveis.
Datas à beça: afinal, quando é o Dia do Amigo?
Talvez esse papo tenha deixado você com uma leve sensação de déjà vu: “Ué, o Dia do Amigo já não passou?”. Sim e não. É que, no Brasil, comemoramos a amizade pelo menos três vezes por ano.
Além do já citado 30/7, o 20 de julho costuma ser tratado “oficialmente” como Dia do Amigo. E a origem está nas estrelas.
Nesse mesmo dia, em 1969, a missão Apollo 11, da Nasa, alcançou um dos grandes feitos científicos, tecnológicos e culturais do século 20. O astronauta Neil Armstrong deu o célebre “gigantesco salto para a humanidade” ao se tornar o primeiro ser humano a pisar na Lua.
À época, o dentista, músico e professor de psicologia argentino Enrique Ernesto Febbraro (1924–2008) tratou a chegada ao satélite terrestre como uma oportunidade para celebrar a amizade, a fraternidade e a comunicação entre os povos.
Segundo o jornal La Nación, Febbraro teria escrito mais de mil cartas sugerindo que o Dia do Amigo fosse celebrado em 20 de julho. Os destinatários? Diversos locais ao redor do mundo.
A partir dos anos 1970, a ideia emplacou não só na Argentina, mas também em países vizinhos, como Chile e Uruguai. No Brasil, Rio de Janeiro e Belo Horizonte adotaram o dia em seus calendários de datas comemorativas.
No Rio, por sinal, o Dia do Amigo em 20 de julho foi instituído por meio de lei municipal datada de 1º de agosto de 2013. A justificativa, não por acaso, credita Febbraro como autor da celebração.
Há, ainda, o 18 de abril. A data se popularizou nacionalmente a partir da citação do Dia do Amigo em uma publicação da Câmara dos Deputados.
A comemoração, porém, jamais ganhou caráter oficial por meio de lei. No documento também são lembradas as celebrações de 20 e 30 de julho.
E que tal um quarto Dia do Amigo? A rede social Facebook, atualmente também chamada de Meta, comemora a amizade em 4 de fevereiro, quando a plataforma de Mark Zuckerberg entrou no ar.
Não faltam oportunidades para celebrarmos quem nos rodeia.
O que dar de presente no Dia do Amigo?
Se anda sem ideia do que presentear na data, calma que o Banco do Brasil pode ajudar vocênisso por meio do Shopping BB.
E o melhor: comprando por lá, você ganha cashback (dinheiro de volta) em cada transação realizada.
Tem produtos de diversos departamentos: dos itens de decoração da Camicado às joias da Vivara, passando pelas opções de vestuário das lojas C&A e Renner. Veja a lista completa.
Para aproveitar, basta seguir os passos:
● Entre no app do BB. Lá tem a lista das lojas participantes.
● Escolha uma loja e verifique se o carrinho de compras está vazio.
● Clique no botão Ir para a Loja e comece a compra pelo link do app.
● Assim que realizar a compra, aguarde o cashback na conta.
Também no Shopping BB, há a opção dos Gift Cards. Dá para surpreender as amizades com diferentes mimos. Para os amigos que curtem jogar, você pode enviar cartões que são trocados por games nas lojas Nintendo, PlayStation, Steam e Xbox.
Se você quer surpreender oferecendo uma comida gostosa sem ter que ir para a cozinha, é possível optar pelo gift card do iFood.
Gostou deste post? Deixe a sua avaliação e o seu comentário logo abaixo. Sempre tem informação, curiosidade e dicas atrativas aqui no Blog BB. 😉
É cliente Banco do Brasil e quer saber mais sobre o Shopping BB? Converse com a gente no whatsapp, clicando aqui.
Leia mais:
Conheça o Shopping BB: cashback, gift cards, área gamer e muito mais para você!
Comentários:
Carregando Comentários...