Criatividade, coragem e vontade de empreender. É dessa fórmula que muitos brasileiros tiraram força para vencer as dificuldades neste momento desafiador que estamos passando. 

Veja a história da Amangad Benvindo, por exemplo. Ela e seu sócio Neumar Costa são proprietários da boutique de moda feminina Nav Loja que, antes da pandemia, funcionava em local físico em Brasília.

Chegou a necessidade do isolamento social e a Nav Loja, assim como tantos outros empreendimentos, teve que fechar as portas. Na crise, Amangad viu uma oportunidade. 

Passou a buscar inovações e a explorar as ferramentas digitais. A estratégia para o Instagram da loja passou por uma transformação: mais fotos, mais interação e stories diários.

Além disso, passou a se relacionar diretamente com as clientes pelo WhatsApp Business e criou um esquema de “malinha”, onde enviava roupas e acessórios diretamente para as consumidoras experimentarem em casa. Isso garantiu não apenas a sobrevivência do negócio, como manteve o faturamento estável por quatro meses.

O aumento da divulgação e da exposição digital fez a procura crescer. A clientela aumentou e o negócio ganhou novas fronteiras. As vendas, que eram apenas para Brasília, agora acontecem para todo o Brasil e o faturamento já subiu em 30%.

Ser ou não ser empreendedor

Histórias como a da Nav Lojas podem funcionar como uma inspiração para quem está de olho em uma oportunidade para começar a empreender. E saiba que, se você pensou nisso, não está sozinho nessa.

De acordo com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, o Sebrae, 2020 foi o período de maior crescimento de microempreendedores individuais dos últimos cinco anos no Brasil. Um total de 2,6 milhões de novos MEIs.

A inspiração é fundamental. Entretanto, para colocar qualquer ideia em movimento, é preciso planejar. Por exemplo, você consegue imaginar em quais segmentos a turma de empreendedores de 2020 se encaixou? 

O Sebrae responde

O que considerar na hora de empreender

Para começar, sempre vale pensar em um plano de negócios. Confira alguns pontos a serem considerados:

Percebeu uma palavra-chave ali no último item? Investimento. Seu tempo, seu esforço e, claro, seu dinheiro. E se for necessário se capitalizar para começar ou para organizar pagamentos a fornecedores, por exemplo, tomar dinheiro emprestado de forma responsável não precisa ser um bicho de sete cabeças.  

Para conhecer as soluções que o Banco do Brasil pensou para te ajudar nesse momento, basta consultar a página de crédito aqui mesmo no Portal.  

Cabeça de empreendedor, atitude empreendedora

  1. Esqueça sua zona de conforto

Ela não existe mais para você. Quem quer empreender não pode esperar que as portas se abram sozinhas.

  1. Tente outra vez e tantas outras vezes que forem necessárias

São pouquíssimos os negócios que dão certo de primeira. Reconheça erros, encare desafios e siga em frente.

  1. Faça agora, aperfeiçoe depois

Às vezes uma ideia fica difícil de sair do papel. Se for necessário, simplifique-a e faça funcionar antes de implementar como você imaginou.

  1. O negócio é seu

Ser seu próprio chefe tem vantagens e desvantagens. Nunca se esqueça que a responsabilidade de dar certo é sua.

  1. Mantenha seus olhos abertos

O mercado muda o tempo todo. Nunca deixe de acompanhar o comportamento do seu público e dos seus concorrentes. Disso podem surgir novas oportunidades. 

  1. Quem você quer ser quando crescer?

É importante ter um espelho, alguém ou alguma marca que você admira. Estude o caminho e as opções que ela fez. Não é proibido seguir.

  1. Estude!

Corra atrás de aprender tudo o que puder sobre marketing e vendas. O negócio é muito mais transpiração que inspiração. O próprio Sebrae disponibiliza, no seu site, diversos cursos valiosos e gratuitos para o empreendedor.

O momento é desafiador. Muitas janelas se fecharam. Porém, momentos de mudanças e adaptações sempre criam novas demandas, novos mercados e algumas portas de oportunidades. A sua ideia de negócio pode estar em uma delas, esperando por você.

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