Criatividade, coragem e vontade de empreender. É dessa fórmula que muitos brasileiros tiraram força para vencer as dificuldades neste momento desafiador que estamos passando.
Veja a história da Amangad Benvindo, por exemplo. Ela e seu sócio Neumar Costa são proprietários da boutique de moda feminina Nav Loja que, antes da pandemia, funcionava em local físico em Brasília.
Chegou a necessidade do isolamento social e a Nav Loja, assim como tantos outros empreendimentos, teve que fechar as portas. Na crise, Amangad viu uma oportunidade.
Passou a buscar inovações e a explorar as ferramentas digitais. A estratégia para o Instagram da loja passou por uma transformação: mais fotos, mais interação e stories diários.
Além disso, passou a se relacionar diretamente com as clientes pelo WhatsApp Business e criou um esquema de “malinha”, onde enviava roupas e acessórios diretamente para as consumidoras experimentarem em casa. Isso garantiu não apenas a sobrevivência do negócio, como manteve o faturamento estável por quatro meses.
O aumento da divulgação e da exposição digital fez a procura crescer. A clientela aumentou e o negócio ganhou novas fronteiras. As vendas, que eram apenas para Brasília, agora acontecem para todo o Brasil e o faturamento já subiu em 30%.
Ser ou não ser empreendedor
Histórias como a da Nav Lojas podem funcionar como uma inspiração para quem está de olho em uma oportunidade para começar a empreender. E saiba que, se você pensou nisso, não está sozinho nessa.
De acordo com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, o Sebrae, 2020 foi o período de maior crescimento de microempreendedores individuais dos últimos cinco anos no Brasil. Um total de 2,6 milhões de novos MEIs.
A inspiração é fundamental. Entretanto, para colocar qualquer ideia em movimento, é preciso planejar. Por exemplo, você consegue imaginar em quais segmentos a turma de empreendedores de 2020 se encaixou?
O Sebrae responde
O que considerar na hora de empreender
Para começar, sempre vale pensar em um plano de negócios. Confira alguns pontos a serem considerados:
Percebeu uma palavra-chave ali no último item? Investimento. Seu tempo, seu esforço e, claro, seu dinheiro. E se for necessário se capitalizar para começar ou para organizar pagamentos a fornecedores, por exemplo, tomar dinheiro emprestado de forma responsável não precisa ser um bicho de sete cabeças.
Para conhecer as soluções que o Banco do Brasil pensou para te ajudar nesse momento, basta consultar a página de crédito aqui mesmo no Portal.
Cabeça de empreendedor, atitude empreendedora
- Esqueça sua zona de conforto
Ela não existe mais para você. Quem quer empreender não pode esperar que as portas se abram sozinhas.
- Tente outra vez e tantas outras vezes que forem necessárias
São pouquíssimos os negócios que dão certo de primeira. Reconheça erros, encare desafios e siga em frente.
- Faça agora, aperfeiçoe depois
Às vezes uma ideia fica difícil de sair do papel. Se for necessário, simplifique-a e faça funcionar antes de implementar como você imaginou.
- O negócio é seu
Ser seu próprio chefe tem vantagens e desvantagens. Nunca se esqueça que a responsabilidade de dar certo é sua.
- Mantenha seus olhos abertos
O mercado muda o tempo todo. Nunca deixe de acompanhar o comportamento do seu público e dos seus concorrentes. Disso podem surgir novas oportunidades.
- Quem você quer ser quando crescer?
É importante ter um espelho, alguém ou alguma marca que você admira. Estude o caminho e as opções que ela fez. Não é proibido seguir.
- Estude!
Corra atrás de aprender tudo o que puder sobre marketing e vendas. O negócio é muito mais transpiração que inspiração. O próprio Sebrae disponibiliza, no seu site, diversos cursos valiosos e gratuitos para o empreendedor.
O momento é desafiador. Muitas janelas se fecharam. Porém, momentos de mudanças e adaptações sempre criam novas demandas, novos mercados e algumas portas de oportunidades. A sua ideia de negócio pode estar em uma delas, esperando por você.
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